Filme "B" inédito vira objeto de culto na internet
"Snakes on a Plane", que estreará em 18 de agosto nos Estados Unidos, conta a história de um policial, interpretado por Samuel L. Jackson, que escolta uma testemunha em um vôo, mas um chefão da máfia, decidido a se desfazer desse homem-chave, leva ao avião serpentes venenosas.
Para surpresa dos diretores do estúdio New Line, muitos internautas souberam do filme e seus detalhes seis meses antes da estréia e criaram fóruns on-line nos quais começaram a fazer sugestões, até mesmo sobre algumas cenas. De fato, o título do filme foi escolhido de acordo com o nome adotado "por milhares de sites", revelou a encarregada de marketing do New Line, Elissa Greer.
Homenagens, anúncios espontâneos, fóruns, venda de camisetas e até canções relacionadas ao filme são ofertados na internet, apesar dos criadores dos sites nunca terem visto sequer uma imagem do longa. "É extraordinária a forma como esse fenômeno ganhou vida própria", disse Greer.
Em vez de impedir que a comunidade on-line distorcesse a idéia original, o estúdio deixou que os fãs continuassem inventando e especulando sobre o filme. O fenômeno chamou a atenção da New Line, que deu atenção especial aos desejos dos internautas. Foi assim que o estúdio consentiu no desejo principal dos jovens na rede: dirigir o filme a jovens adultos, incluindo cenas mais violentas --e mais sangrentas.
Na fase de pré-produção, o filme foi pensado para maiores de 13 anos desacompanhados, mas agora, "Snakes on a Plane" poderá ser visto por maiores de 17 anos nos Estados Unidos, uma mudança comemorada pelo protagonista.
O astro de "Pulp Fiction - Tempo de Violência" já tinha se declarado contrário ao título original do filme --"Pacific Flight 121"-- e com o enorme apoio que recebeu de desconhecidos internautas, nem precisou insistir no assunto com os executivos do estúdio. "Para as pessoas que têm medo de voar e para aqueles que temem as serpentes, este filme inclui os dois terrores", declarou Jackson recentemente em uma convenção de HQ celebrada em San Diego, Califórnia.
Toda esta publicidade espontânea, porém, também joga contra o filme, advertiu o crítico Lew Harris, editor do site especializado Movies.com. "A New Line conseguiu de forma talentosa transformar um filme horrível em um fenômeno, mas agora a questão é saber se poderá cumprir sua promessa. Porque a verdade é que é o filme mais esperado de agosto."
Comentários