Y Ikatu Xingu lança projeto em Querência
O lançamento será pela manhã, na Câmara de Vereadores.
A iniciativa é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a campanha ´Y Ikatu Xingu, que pretende proteger e recuperar as nascentes e as matas ciliares do rio Xingu no Mato Grosso.
Além de técnicos da instituição federal, também estarão presentes o prefeito de Querência, Fernando Görchen (PPS), secretários de Agricultura e Meio Ambiente de municípios vizinhos e representantes de outras organizações parceiras do projeto, como a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), o Instituto Socioambiental (ISA), sindicatos rurais e de trabalhadores rurais da região.
Contando com mais de R$ 750 mil do Fundo Setorial do Agronegócio, do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), e da própria Embrapa, a iniciativa tem o objetivo de realizar várias pesquisas e transferir tecnologias para assentados de reforma agrária, agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores da região de Querência, Canarana, Água Boa, Ribeirão Cascalheira, Nova Xavantina e São José do Xingu. Durante três anos, serão realizados diagnósticos, estudos, cursos e oficinas sobre temas como qualidade da água, desmatamento, planejamento e tipologia de uso do solo, proteção e recuperação de APPs, plantio direto, manejo de pragas e pastagens, integração lavoura-pecuária e sistemas agroecológicos. Também deverão ser apoiadas campanhas de educação ambiental na região. A idéia é de que o trabalho possa ser replicado por toda a Bacia do Xingu no Mato Grosso.
O projeto marca a intensão da Embrapa de estabelecer uma presença mais efetiva no nordeste do Mato Grosso. Segundo a diretora-executiva da empresa, Tatiana Deane de Abreu Sá, ele também acompanha o esforço da instituição de intensificar o desenvolvimento de ações e tecnologias que tenham impactos socioambientais positivos.
Comentários