Aumenta índice de vacinação contra brucelose em Sinop
A meta nos municípios é em imunizar 92.550 fêmeas, mas, segundo o supervisor regional do instituto, José Carlos Balbo, este número é considerado satisfatório, já que em outros anos foi bem menor. “São duas etapas realizadas por ano. A primeira venceu em junho e agora vamos somar os animais que serão vacinados nesta segunda etapa. Esperamos que 80 mil bezerras sejam vacinadas”, disse.
Um dos fatores que vem resultando no aumeto do índice de imunização, de acordo com Balbo, é a exigência da vacina para transporte e abate dos rebanhos femininos. A partir de 2007 as bezerras que não forem vacinadas contra a doença não terão autorização de abate e os pecuaristas serão punidos.
“Os produtores estão tendo mais consciência da importância da vacina, e a campanha passa de educativa para punitiva”, acrescenta. Após a vacinação dos rebanhos os pecuaristas também devem fazer a declaração no Indea.
A brucelose é uma doença que atinge o sistema reprodutor das fêmeas causando aborto, esterilidade e infertilidade. O controle da doença no macho é feito através de exames. A partir do momento em que a doença é diagnosticada, o macho vai para o abate e o órgão genital é descartado.
Nas pessoas que ingerem a carne contaminada também causa dores musculares, renais e de próstata. A descontaminação é feita com antibióticos. A maior forma de contaminação da doença se dá por fetos abortados, descargas vaginais de fêmeas infectadas e alimentos contaminados.
Além de Sinop, pertencem a regional Cláudia, Feliz Natal, Itaúba, Marcelândia, Santa Carmem, União do Sul e Vera.
Comentários