Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Agosto de 2006 às 02:54

    Imprimir


A administração de Xangai começou a remover centenas de famílias para abrir um grande espaço onde pretende instalar o futuro Parque Disney, apesar de o Governo chinês ainda não ter autorizado a sua construção, informou hoje a imprensa estatal.

As mudanças começaram na quarta-feira em Chuansha, povoado na periferia norte. A cidade chinesa pode se tornar a terceira da Ásia com um parque da Disney, depois de Tóquio e Hong Kong.

Ainda não se sabe quantas pessoas exatamente estão sendo transferidas nesta desapropriação "preventiva". Mas considerando-se as dimensões do espaço escolhido, de 14 quilômetros quadrados, podem chegar a milhares de pessoas.

A medida "sugere que a metrópole está confiante em conseguir a permissão do Governo central para ter o parque temático", analisou hoje o jornal governista "China Daily".

O parque temático da Disney em Hong Kong, inaugurado no ano passado, não exigiu grandes mudanças de população. Ele foi construído na ilha de Lantau, numa área praticamente desabitada.

O parque de Xangai poderá ser quatro vezes maior que o de Hong Kong, de acordo com o "China Daily", e custará US$ 3,75 bilhões. A previsão é de inaugurar a atração em 2010.

A Disney confirmou em junho seu interesse em construir um novo parque em Xangai. Dois meses antes, a iniciativa tinha sido anunciada pelo prefeito da cidade, Han Zheng.

As desapropriações por causa de grandes obras são comuns na China. O Governo afirma que os deslocados são indenizados e recebem casas melhores que as anteriores. Mas restam problemas como a malversação de fundos de indenizações e a falta de adaptação dos emigrantes.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/283967/visualizar/