Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 09 de Agosto de 2006 às 14:54

    Imprimir


Proporcionar subsídios teóricos e metodológicos para aprimorar o ensino nas escolas que atendem Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE), tendo com paradigma a educação inclusiva. É com este objetivo que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está oferecendo a 50 professores o curso “Dificuldades Acentuadas de Aprendizagem - Deficiência Múltipla”. O curso iniciou no dia 2 de agosto e vai até a próxima sexta-feira no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá.

De acordo com a especialista em Educação Especial, Deizi Terezinha Delovo, ministrante do curso, a formação destes profissionais é voltada para a concretização de uma educação inclusiva. “Na realidade esta educação inclusiva é uma educação para todos, buscando a importância da integração dos contextos escola, família e comunidade”.

Passam pela qualificação, professores de 18 municípios do Estado. O curso foi dividido em duas etapas: a primeira foi realizada entre os dias 02 e 04 de agosto, com a aplicação da parte teórica e na segunda, iniciada no dia 07 de agosto, os educadores estão tendo aulas práticas. Nesta última etapa, os professores se reúnem em grupos para desenvolver trabalhos relacionados ao tema.

“Os professores de alunos especiais se desgastam muito e aqui nós estamos aprendendo a superar algumas dificuldades como, por exemplo, a ansiedade”, comentou a professora de Educação Especial, Cristiane Torres Fontes Roder, acrescentando que o curso está lhe oferecendo subsídios de como identificar a idade mental de cada criança. “Dessa forma é mais fácil saber como se comunicar com eles”.

A professora da Escola Estadual “Francisco Salazar”, do município de Jaurú (a 463 km de Cuiabá), Maria Aparecida de Lonas, conta que tinha muitas dúvidas em como proceder na educação destes alunos. “A minha maior dúvida era sobre a inclusão do aluno na escola. Agora eu sei que toda criança é capaz, basta trabalhar de forma correta”, concluiu.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/284050/visualizar/