Processo de revitalização das escolas agrícolas está na fase final
Em Barra do Garças (506 Km a Leste de Cuiabá), por exemplo, a Escola Agrícola Laudelino de Souza dos Santos está ganhando um novo abatedouro, cinco aviários, quatro salas de aula, uma pocilga e um barracão para maquinário agrícola. A agroindústria e o estábulo da escola também estão sendo reformados. O estabelecimento de ensino será contemplado ainda com a aquisição de equipamentos para agroindústria.
“O Eprocampo está revitalizando a nossa escola, que até então estava praticamente abandonada. Com estas benfeitorias teremos condições de ampliar a nossa produção”, ressaltou o coordenador de atividades práticas da escola, Pedro Ferreira Filho, durante a visita realizada, na quinta-feira passada, pela secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Ilma Grisoste, e pelo presidente do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), Luiz Fernando Caldart.
Segundo o coordenador, atualmente a escola atende em período integral 260 alunos nas séries de 5ª a 8ª do ensino fundamental e ensino médio técnico em agropecuária. Desse total, 37 utilizam o espaço em regime de internato.
A partir do ano que vem, o Ceprotec também utilizará a escola agrícola para a realização de cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores. “A nossa equipe pedagógica está visitando todos as escolas agrícolas envolvidas no Eprocampo para a definição de um calendário para oferta de novos cursos”, adiantou o presidente do Ceprotec.
Segundo ele, os demais órgãos do Estado também poderão utilizar esses espaços para o desenvolvimento de ações. A finalidade do Eprocampo é inserir a educação profissional nas escolas agrícolas, garantindo a expansão de ações em diferentes níveis . Cada escola agrícola selecionada no Eprocampo receberá até R$ 200 mil em investimentos
Além do Ceprotec, o Eprocampo conta ainda com a participação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
As escolas beneficiadas com o Eprocampo foram: Escola Municipal Agrícola Dr. Tancredo de Almeida Neves (Alto Garças); Escola Agrícola Municipal Prefeito Alvino Rodrigues da Silva (Arenápolis); Escola Agrícola Municipal de Primeiro Grau Deputado Hitler Sansão (Barra do Bugres) ; Escola Municipal Agropecuária de Ensino Fundamental. Laudelino de Souza Santos (Barra do Garças); Escola Agrícola Municipal de Primeiro Grau Benedito Moreira da Silva (Diamantino); Escola Agrícola Municipal José Vieira (Juína); Escola Municipal Rural Produtiva Ranchão (Nova Mutum) ; Escola Municipal Família Agrícola de Querência (Querência); Escola Agrícola Municipal José Cezário de Castilho (São José do Rio Claro); Escola Rosalia Ianini Conde (Santa Terezinha); Escola Agropecuária Cidade dos Meninos (Poxoréu); Escola Agrotécnica Municipal Dorvalino Minizzo (Campo Novo dos Parecis) e o Centro Municipal de Ensino Fundamental e Médio Agrícola Ulisses Guimarães (Tangará da Serra). O montante de recursos disponibilizados para as duas últimas escolas contou com contrapartida do Ministério da Educação.
Comentários