ITAÚ fecha aquisição do BankBoston no Chile e Uruguai
Os acordos desta quarta-feira prevêem o pagamento de 2,3 milhões de reais e emissão de ações ordinárias do Itaú que correspondem à participação aproximada de 1,7 por cento do capital social total do banco brasileiro. Segundo cotação média do papel entre 21 de fevereiro e 24 de abril deste ano, as ações estão avaliadas em 1,373 bilhão de reais.
Segundo o Bank of America, a negociação das operações do BankBoston nos três países sul-americanos dá ao banco cerca de 7,4 por cento das ações do Itaú. A instituição norte-americana também informou que terá direito a um membro no conselho de diretores do Itaú.
O Itaú calcula que amortizará 401 milhões de reais no exercício deste ano relativos ao ágio decorrente do negócio. O montante de dividendos e juros sobre o capital próprio distribuído aos acionistas após a nova base acionária da instituição não será afetado pela amortização do ágio e deverá ser maior que o de 2005, informou o banco.
A instituição brasileira calcula que o efeito líquido positivo no resultado da Itaúsa será de 279 milhões de reais. O banco prevê que terá ganho com a operação no segundo semestre de 2007.
Em maio, o Bank of America concordou em vender suas operações no Brasil por 2,2 bilhões de dólares em ações no Itaú.
O Bank of America herdou o BankBoston quando comprou seu controlador, Fleet Boston Financial, em 2004 por 48 bilhões de dólares. Desde então o banco norte-americano tem vendido unidades do BankBoston na Colômbia, Panamá, Argentina e Peru.
Comentários