Edital seleciona projetos de combustão para setor de energia elétrica
A ações do CNPq direcionadas para a área de combustão começaram em 2003 quando foi lançada a Ação Induzida para Formação de Doutores no Exterior em Combustão. Em 2004 foi promovido um encontro entre pesquisadores com o objetivo de formar redes de pesquisa em combustão. Nesse mesmo ano, com recursos do Fundo Setorial de Energia (CT-ENERG), a agência lançou um edital para financiar a formação de redes de pesquisa e projetos demonstrativos em combustão e gaseificação voltados para o setor de energia elétrica. Como resultado, estão sendo financiados sete redes de pesquisa e quatro projetos demonstrativos.
O edital lançado ontem (7) terá o valor global de R$ 3,5 milhões. Os recursos são oriundos do CT-ENERG e se destinam a dar continuidade às ações voltadas para a combustão e gaseificação. Sua principal meta será fortalecer e criar novas redes, financiar projetos demonstrativos e promover a disseminação do conhecimento, com o apoio a cursos de capacitação, publicação e tradução de livros.
Os temas prioritários que devem ser abordados pelos projetos são: briquetagem, peletização e compactação de combustíveis sólidos fósseis/renováveis para uso em combustores e gaseificadores; combustão externa e gaseificação de combustíveis sólidos fósseis/renováveis; combustíveis sólidos fósseis/renováveis; caracterização tecnológica e tecnologias de processo e produção; geração de energia elétrica utilizando combustíveis sólidos fósseis/renováveis e gases provenientes de gaseificação; limpeza de gases combustíveis provenientes de processo de gaseificação; gases de síntese: produção por gaseificação, produção de combustíveis líquidos e produção de produtos químicos de alto valor agregado; e trocadores de calor aplicados a sistemas de gaseificação.
As propostas devem ser enviadas ao CNPq, exclusivamente via internet, pelo Formulário de Proposta on-line, até as 18h do dia 21 de setembro e a divulgação do resultado será feita no dia 24 de outubro.
Comentários