Mais de 2 mil municípios brasileiros não têm telefonia celular
No Estado de São Paulo, oito dos 645 municípios (Canas, Boracéia, Fernão, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Santa Salete, Três Fronteiras, Planalto) ainda não são atendidos pelo serviço de telefonia móvel. Somente no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, a cobertura das redes de telefonia celular atendem 100% da população.
Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o serviço está disponível em 3.212 municípios, que abrangem 89,04% da população brasileira.
De acordo com o termo de autorização dessas empresas, assinado com a Anatel, a cobertura da telefonia móvel deve atingir obrigatoriamente os municípios com mais de 100 mil habitantes em até 60 meses após a assinatura do documento, meta que já foi superada por quase todas as empresas. Nas demais localidades, a implantação do serviço fica a critério e a viabilidade econômica para cada companhia.
Em Minas Gerais, o governo do Estado decidiu incentivar a implantação do serviço, e criou, por meio de lei sancionada ontem, um fundo, com investimentos do Estado, com o objetivo promover o acesso a serviços de telecomunicações, incluindo o celular, em todos os municípios mineiros. Segundo dados da Anatel, 421 municípios do Estado não possuem cobertura da telefonia celular.
O Estado com menor cobertura, em relação à população total, é o Piauí, onde apenas 17,04% dos municípios têm cobertura de telefonia celular, 37,07% da população não têm acesso ao serviço.
Comentários