Gestão democrática nas creches é discutida entre vereadores
O projeto, de autoria do Executivo, foi retirado da pauta por duas vezes para ajustes técnicos e, no momento se encontra na Procuradoria Geral do Município . Nesta terça-feira, representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) estiveram reunidos com os vereadores para discutir a gestão democrática e, principalmente, definir quem pode e quem não é indicado a concorrer na eleição do cargo gestor.
Para a presidenta do Sintep, Helena Bortollo, há duas questões específicas que vem sendo motivo de polêmica, que é a definição da data de eleição, que depende da votação da matéria e os futuros candidatos que devem ser técnicos em educação infantil, por meio do curso de pedagogia.
A intenção é de que a primeira eleição aconteça ainda este ano para que os futuros gestores tomem posse a partir de janeiro de 2007. Conforme Helena, não há necessidade nem mesmo de um novo concurso para preenchimento das 300 vagas existentes na Secretaria Municipal de Educação, pois o município conta hoje com 500 funcionários de creches, sendo que desse total, 80% é habilitado ao cargo administrativo em questão.
Os vereadores Valtenir Pereira (PSB); Francisco Vuolo (PPS); Chica Nunes (PSDB); Marcus Fabrício (PP); Luiz Poção (PSDB); Lúdio Cabral (PT); Chico 2000; Lueci Ramos (PFL); Domingos Sávio (PMDB) e Permínio Pinto (PSDB), participaram da reunião, onde ficou definido que assim que o Executivo enviar a mensagem para a Câmara, deverá ser apreciado pelos parlamentares.
"Uma Comissão de vereadores com membros líderes de partidos e da Comissão de Educação da Casa de Leis deverá ser formada para as medidas cabíveis, junto ao Executivo e representantes da Educação, para o andamento do projeto", afirmou a presidente Chica Nunes.
Comentários