Copa da Juventude de Futsal começa hoje em Cuiabá
Pio Machado Acorizal x Camisa 10 grupo 1 Salim Felício x Clêinia Rosalina grupo 2 CEAS x Presidente Médici grupo 3 A. C. Cassol x José de Mesquita grupo 4
Além das centenas de adolescentes que compõem as equipes, um grande número de professsores de educação física, técnicos, árbitros, pais e torcedores se envolvem com a competição. Serão aproximadamente três meses de ginásios lotados e muito futsal.
A Copa da Juventude de Futsal também é ralizada no interior do Estado. Além da capital, as emissoras da TV Centro América nas cidades de Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra também organizam a competição. O objetivo da Copa da Juventude é promover, por meio do esporte, o encontro de estudantes de escolas públicas e particulares. O evento pretende, ainda, revelar novos talentos do salonismo.
Competição
A competição é dividida em três categorias. A categoria "A", formada por atletas nascidos em 1994 e 1995, no masculino; categoria "B", formada por atletas nascidos em 1992 e 1993, também no masculino; e a categoria "C", de atletas nascidos até 1990, no feminino. Podem participar do campeonato, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares. Cada escola pode inscrever 12 atletas por categoria.
A Copa em 2005
O campeão do ano passado na categoria B, foi o time da Academia de Esportes. O time foi campeão invicto. Na categoria A, formada por atletas mais novos, o campeão foi o time do Meninos D'Ouro. Na oportunidade, a equipe conquistou o título inédito. O adversário da final foi o Arara Azul, que durante a competição havia feito uma campanha melhor, mas o Meninos D'Ouro venceu a partida por 6 gols a 2 e ficou com o título. O jogador Everton, da equipe campeã, foi o artilheiro da Copa da Juventude com 14 gols marcados.
Vale lembrar que em 2004, também foram os dois times que decidiram a competição. em 2004, o campeão foi o Arara Azul. Já em 2005 foi a vez do Meninos D’Ouro dar o troco e ficar com o título.
Na categoria C, a disputa que envolve as mulheres, o campeão em 2005 foi o Oratório Santo Antônio. O time disputou a final contra a escola Alice Fontes. Com uma equipe muito forte, jogadoras habilidosas e um sistema tático organizado, o Oratório Santo Antônio venceu o Alice Fontes por 3 a 1 e ficou com o título. Algumas jogadoras da Seleção Mato-grossense jogavam no Oratório Santo Antônio. Naquela final, os dois times chegaram invictos na decisão. O primeiro tempo foi equilibrado e terminou em 0 a 0.
Os gols só sairam na segunda etapa, quando o Oratório abriu o placar com dois gols de vantagem. Com a obrigação de buscar o empate, o Alice Fontes acabou sofrendo o terceiro gol e marcou apenas um, perdendo a decisão.
Comentários