Estudo aponta aumento de cheques sem fundo em julho
De acordo com o coordenador do Centro de Conhecimento Equifax, Alcides Leite, a inadimplência de cheques devolvidos em julho é resultado, em parte, do maior volume de compras apresentado pelo comércio no período. Leite ressalta ainda que houve modesto crescimento do volume de cheques sem fundos nos últimos dois anos, isto é, do início do segundo semestre de 2004 até o final do primeiro semestre de 2006.
– No começo do segundo semestre deste ano, contudo, vemos uma tendência de reversão para baixo no ritmo de crescimento do volume de cheques devolvidos, o que indica uma recuperação de renda e queda do desemprego em relação a igual período dos anos anteriores – informa. Ele afirma ainda que a redução dos juros também pode ter contribuído para a reversão no primeiro semestre.
No volume de títulos protestados, a pesquisa indica que em julho houve aumento de 0,87% em relação a junho, e um aumento de 7,9% comparado a julho do ano passado. Foram 786.506 protestos no mês passado, comparado com 779.713 em junho deste ano e 728.774 em julho de 2005.
A análise de inadimplênciaé baseada em informações públicas fornecidas pelo Banco Central, por cartórios, juntas comerciais, fóruns e a partir das transações comerciais realizadas por seus 28 mil clientes em todo o país.
Comentários