Tailândia inicia campanha para detectar focos de gripe aviária
A campanha conta com a colaboração de milhares de voluntários, que, junto com funcionários, visitarão criações de frangos e fazendas em busca de aves mortas, afirmou o Ministério de Agricultura em comunicado.
Nas províncias declaradas como "zonas de risco", incluindo as duas nas quais foram detectados novos focos do vírus H5N1, a campanha começou depois que o Ministério da Saúde confirmou, no sábado passado, a 16ª morte no país por essa doença.
A última vítima fatal foi um tailandês de 27 anos que vivia na província de Uthai Thani, próxima a Bangcoc, e sua morte por causa do vírus ocorreu depois de um adolescente em 24 de julho.
Até o momento, na Tailândia foram sacrificadas mais de 63 milhões de aves desde que, no início de 2004, admitiu-se que a epizootia estava dizimando as criações aviárias.
Vietnã e depois Tailândia foram dois dos primeiros países por onde a gripe aviária se expandiu após ter aparecido na Coréia do Sul em dezembro de 2003.
Desde então, a doença matou 135 pessoas no Azerbaidjão (5 mortes), Camboja (6 mortes), China (12 mortes), Egito (6 mortes), Indonésia (42 mortes), Iraque (2 mortes), Tailândia (16 mortes), Turquia (4 mortes) e Vietnã (42 mortes).
Comentários