Produtividade do algodão cai em Sorriso
Essa variação também foi registrada em outros municípios, enquanto alguns mantiveram os mesmos índices de produtividade, como é o caso de Sapezal. O município possui um dos melhores resultados, colhendo 260 arrobas, em média, por hectare.
A comercialização da pluma ainda continua lenta, com mais da metade da safra comprometida para cumprimentos de contratos futuros de exportações, mas as cotações no mercado interno começam a se firmar. Em Sorriso, que possui uma área plantada de 9 mil hectares, segundo a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), a arroba segue cotada a R$ 38,35.
Uma das melhores cotações do Estado, campeão brasileiro na produção da pluma, está em Itiquira, onde a arroba é vendida a R$ 39,15. A melhora no mercado, conforme o Imea, é resultado da retenção do produto pelo produtor, na expectativa de melhor preço nos próximos meses.
O mercado internacional continua em ritmo de alta, ocasionada principalmente pelas condições das lavouras americanas, que estão cada vez mais deterioradas em função do clima quente e seco.
Comentários