Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 06 de Agosto de 2006 às 10:45

    Imprimir


O presidente cubano, Fidel Castro, que na segunda-feira entregou o poder a seu irmão para se submeter a uma operação de emergência, recebeu uma carta do garoto Elián González, protagonista de uma de suas batalhas com os Estados Unidos, segundo afirmou neste domingo a imprensa oficial de Cuba.

O governo cubano disse que Fidel, operado para conter uma hemorragia intestinal, vem se recuperando e poderá retomar o comando do país em questão de semanas.

Fontes em Havana disseram que o presidente, que em 13 de agosto completa 80 anos, já está se alimentando e consegue ficar sentado na cama.

"Querido avozinho Fidel: enviamos esta carta para que saiba que nos preocupamos com sua saúde. Esperamos sua rápida recuperação e aproveitamos para felicitá-lo por seu aniversário e que tenha muitos outros. Beijinhos", afirma o texto, assinado por González e reproduzido na capa do diário estatal Juventud Rebelde.

Em 1999, Elián González, à época com 5 anos de idade, sobreviveu ao naufrágio de uma balsa, foi resgatado no mar pela Guarda Costeira dos EUA e virou objeto de batalha entre seus familiares em Miami e seu pai em Cuba.

Castro fez da repatriação de Elián uma cruzada nacional e conseguiu que o governo de Bill Clinton entregasse a criança ao pai.

Na semana passada, o menino estava sentado na primeira fila numa das últimas aparições públicas de Fidel.

Enquanto isso, o vice-presidente cubano, Carlos Lage, negou no sábado, na Bolívia, informação publicada pela Folha de S.Paulo segundo a qual o governo brasileiro teria sido informado por autoridades cubanas de que Castro tem um tumor maligno no abdômen.

"Fidel teve de enfrentar uma operação e se recupera favoravelmente. Ele não tem câncer. Foi operado, a operação foi bem sucedida e ele está se recuperando", disse Lage em visita a Sucre.

O presidente interino Raúl Castro, de 75 anos, continua sem aparecer em público desde que assumiu na segunda-feira o controle do Conselho de Estado, das Forças Armadas e do Partido Comunista.

Na catedral de Havana, o cardeal Jaime Ortega y Alamino realiza neste domingo uma homilia pela recuperação de Castro.

A igreja católica pediu aos cubanos que rezem pela recuperação de Fidel Castro, um ateu comunista que governou Cuba ininterruptamente desde a vitória de sua revolução em 1959.

A situação continua normal em Havana e no interior de Cuba. A doença do presidente domina todas as conversas, mas as pessoas têm mantido a rotina normal.

Em entrevista a uma estação de rádio em Miami, cidade norte-americana que abriga cerca de 650 mil cubanos-americanos e centro da oposição a Castro, o presidente da Assembléia Nacional de Cuba, Ricardo Alarcon, disse que Fidel passou bem por uma cirurgia "complicada" e que poucas horas depois "ele estava falando e fazendo piadas".

"É por isso que eu sinto confiança que ele se recuperará em breve", disse Alarcon. Apesar disso, o presidente da assembléia disse que Castro precisa diminuir o ritmo. "Precisamos dele em boa saúde e trabalhando", afirmou. "Parte do que isso implica a ele é sacrifício em termos de abandonar o dia-a-dia ao qual esteve acostumado por muitos anos."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/284945/visualizar/