Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 06 de Agosto de 2006 às 09:11

    Imprimir


Fazer negócios em Mato Grosso ainda esbarra em uma série de dificuldades para os empresários. A conclusão consta no relatório Doing Business no Brasil, que coloca o Estado na 12ª posição entre as 13 unidades da federação analisadas na amostragem.

A pesquisa é coordenada pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) e patrocinada pelo Banco Mundial. Pela primeira vez o levantamento analisa as diferenças regionais no Brasil além da comparação entre o ambiente de negócios nacional em relação a outros países.

Pesam para a perda de competitividade de Mato Grosso no ranking, a dificuldade no cumprimento de contratos, muito acima da média de Estados como Santa Catarina, e a pulverização do pagamento de impostos, em contraste a projetos adotados em Rondônia, por exemplo, para simplificar a arrecadação de tributos.

Mato Grosso ocupa o 11º lugar no quesito isolado "onde é mais fácil pagar impostos". O primeiro colocado é a Bahia. O desempenho do Estado também é comprometido com a 9ª colocação em dificuldade para se fazer cumprir um contrato, que significa o tempo demandado em ações judiciais com esse propósito. O índice de complexidade processual chega a 76 na escala de 0 a 100 contra a pontuação de 63 do líder, Santa Catarina.

O primeiro do ranking nacional no critério global é o Distrito Federal, apontado como o lugar onde é mais fácil fazer negócios no Brasil. No extremo da lista aparece o Ceará, como o pior. O presidente do MBC, Fernando Mattos, explica que o principal quesito para a escolha dos 13 Estados é a diferença entre as realidades regionais.

Ele destaca que no país o abismo nas pontuações entre o pior e melhor colocado no mundo dos negócios chega a 800%, enquanto no México a 200%. "O país é muito diverso e não existe uma cidade ou Estado em que todos os indicadores econômicos e de ambiente de negócios sejam os melhores possíveis".

A pesquisa engloba 150 nações e também as Capitais de São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Rondônia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia mais o Distrito Federal.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/284965/visualizar/