Ações trabalhistas aumentaram 11% em Santa Catarina
O número de ações trabalhistas em Santa Catarina aumentou 12% em 2012, em relação ao ano anterior, de acordo com dados do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. A alta expressiva não era registrada desde 2005, quando o crescimento de 23% foi estimulado pela promulgação da Emenda Constitucional 45/04, que ampliou a competência da Justiça do Trabalho. Normalmente, o aumento é de 3%.
O fenômeno está relacionado a um conjunto de fatores, como o aperfeiçoamento da Justiça trabalhista, a maior proatividade dos sindicatos e os avanços tecnológicos, segundo avaliação do supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-SC), José Álvaro Cardoso.
Porém, ele acredita que o fator fundamental para o aumento da demanda seja a manutenção da taxa de desemprego em 5,5%, a menor desde 2002, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "A escolarização da sociedade vem aumentando e isso possibilita uma maior consciência dos direitos trabalhistas", avaliou.
No estado, as varas que mais receberam ações trabalhistas em 2012 foram as duas localizadas em Chapecó. A 1ª, com 2.371, e a 2ª com 2.365, números 10% maiores do que os registrados no ano anterior. A média estadual é de 1,3 mil.
Diminuição dos estoques
Outro número relevante do TRT-SC é em relação à produtividade de juízes e servidores. Foram solucionados mais de 70 mil processos no ano passado, 5% a mais que em 2011. O montante equivale a 97% do total das novas ações trabalhistas, o que evita a formação de estoques.
A metade desses processos concluídos resultou de acordo entre as partes. Na Vara do Trabalho de Videira esse índice é o mais alto: de cada 100 processos trabalhistas que soluciona, a unidade faz acordo em 84.
Fase de execução
Outros dados mostram que, no total, foram encerrados 36% dos 91,7 mil processos que passaram por execução em 2012. A 1ª Vara do Trabalho de Criciúma conseguiu um índice bastante expressivo de soluções, finalizando 59% das execuções.
Hoje, a unidade tem 673 ações tramitando nesta fase, enquanto no estado todo são 58 mil. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-SC.
Comentários