Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 05 de Agosto de 2006 às 04:35

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu durante esta semana a notícia de que o presidente de Cuba, Fidel Castro, estaria com câncer, informou o jornal Folha de São Paulo. Segundo o jornal, autoridades cubanas disseram ao presidente que, mesmo recuperado, Fidel dificilmente retornaria ao poder.

A Folha apurou que Lula teria dito a um auxiliar: "parece que vamos perder o nosso amigo", depois de ser informado da gravidade do estado de saúde do ditador. Ainda segundo o jornal, relatos de Havana recebidos reservadamente dão conta de que ele está "bem mal" e o Palácio do Planalto avalia que a doença de Fidel detonou um processo de transição de poder que não será interrompido.

Segundo comunicado oficial do governo, Castro, que no dia 13 de agosto completará 80 anos, sofreu uma "crise intestinal aguda com hemorragia" que obrigou a uma "complicada intervenção cirúrgica" na última segunda-feira. Pela primeira vez desde a vitória da revolução, em janeiro de 1959, Fidel usou os mecanismos previstos na Constituição e delegou provisoriamente seus cargos de primeiro-secretário do Partido, Presidente do Conselho de Estado e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas a seu irmão menor, Raúl Castro.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285221/visualizar/