Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 04 de Agosto de 2006 às 21:36

    Imprimir


O presidente de Cuba, Fidel Castro, 79, "está se recuperando satisfatoriamente" da cirurgia a que foi submetido segunda-feira (31) e que o obrigou a delegar o poder ao irmão Raúl Castro, afirmou nesta sexta-feira, na Guatemala, o ministro cubano da Saúde e ideólogo do regime, José Ramón Balaguer.

"Temos recebido mensagens de apoio pela recuperação de nosso comandante dos locais mais afastados do mundo", disse Balaguer durante uma visita a Alta Verapaz, 270 km ao norte da capital.

O ministro cubano participou nessa comunidade da inauguração de um centro médico com colaboração do governo cubano.

Balaguer, um médico de 74 anos e companheiro de luta de Fidel Castro, foi designado pelo governante cubano para o desenvolvimento dos programas de saúde da revolução, tanto em âmbito interno como externo.

O ministro também é considerado um dos principais ideólogos do Partido Comunista de Cuba e integrante de seu birô político.

Comissão

Cuba é dirigida atualmente por um grupo de seis pessoas supervisionadas por Raúl Castro, 75, à espera de um eventual retorno de seu irmão Fidel ao poder, afirmou nesta sexta-feira o jornal espanhol "El País".

Os homens que fazem parte desta direção coletiva são o ministro das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque, e Carlos Lage, responsável pela abertura econômica nos anos 90, assim como os comunistas "ortodoxos" Ramón Machado Ventura, José Ramón Balaguer e Esteban Lazo, afirma o jornal.

Francisco Soberón, presidente do Banco Central e defensor de um retorno à centralização econômica, também faz parte do grupo dirigente, acrescenta a publicação.

O diário espanhol, em artigo escrito em Havana, acrescentou que todos esses homens são membros do Comitê Central do Partido Comunista Cubano, cujo importante papel em um eventual processo de sucessão de Fidel foi ressaltado recentemente por seu irmão Raúl.

Por sua vez, o jornal de Barcelona "La Vanguardia", citando fontes diplomáticas, afirmou nesta sexta-feira que Raúl Castro não apareceu em público após o anúncio da doença de Fidel porque estaria sofrendo de "depressão".

Segundo o jornal, o líder cubano estaria deprimido pela grave doença de sua esposa Vilma Espin, que o acompanha desde os primeiros tempos da guerrilha castrista em Cuba.

Na segunda-feira (31), Fidel Castro, que completa 80 anos no próximo dia 13 de agosto, cedeu provisoriamente o poder a seu irmão Raúl, enquanto se recupera de uma delicada cirurgia.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285238/visualizar/