Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Agosto de 2006 às 08:55

    Imprimir


Novidades tecnológicas como a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET), que ainda não existe em Mato Grosso e em boa parte do Brasil, e exames como tomografia das coronárias, que se soma aos dispositivos já utilizados, mas como um importante fator de detecção antecipada do real estado do paciente com risco de infarto, estão entre os temas da IV Jornada Centro Oeste de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e a II Jornada Mato-grossense de Mastologia, que estará acontecendo entre os dias 4 e 5, no Hotel Deville, em Cuiabá MT.

Como explica o especialista em medicina nuclear e presidente da Sociedade Mato-grossense de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Waldyr Liberato Júnior, no campo de diagnósticos por imagem e radiologia, o cronograma do Evento proporcionará, praticamente, uma viagem pelo corpo humano. “Serão abordados assuntos como câncer, patologias de mama e do abdômen, vias biliares, doenças do fígado e pulmonares, entre outras”, informa Liberato, lembrando ainda que “a Jornada é muito oportuna e válida não só pela especificidade em que se aplica, mas pela diversidade de temas reunidos num único evento, possibilitando que médicos e especialistas da área tenham acesso aos mais recentes avanços e técnicas com maior custo-benefício e praticidade”.

A Jornada é um evento do calendário oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia, está acontecendo pela primeira vez em Cuiabá, e trará para a capital mato-grossense 16 especialistas e mais de 50 palestras, apresentação de casos e discussões nas áreas de radiologia geral, ultra-som, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética e outras técnicas no âmbito do diagnóstico por imagem.

Ciência para a Vida – O avanço tecnológico e técnico no âmbito de diagnósticos pode significar a diferença entre a vida e a morte, ou entre uma cirurgia radical e procedimentos menos invasivos. “Informações mais precisas sobre um determinado caso, seja de pneumonia (que parece mais simples, mas que, diagnosticada erradamente, pode levar a complicações), seja de um câncer de mama, permitem ao médico tomar decisões mais adequadas”, diz Liberato. Ele também ressalta que “Mesmo quando a doença ainda não é aparente, a realização de exames preventivos podem determinar o diagnostico precoce de uma doença grave, favorecendo um tratamento mais efetivo, com menor custo e com melhores resultados. Lembrando que em várias doenças o tratamento das complicações, decorrentes de um diagnostico mais tardio, tem um custo muito mais elevado que a avaliação preventiva, como por exemplo no tratamento do câncer de mama e nas doenças do coração, isso sem falar da menor chance de cura”.

Atualização Médica – Um tema bastante atual estará sendo contextualizado na roda de discussão coordenada pelo membro do Conselho Federal de Medicina - CFM, Aldemir Humberto Soares, que é a “Revalidação do Título de Especialista”, obtida em parte pela participação em eventos como este, Liberato explica que esta exigência tem o objetivo de criar um círculo de aprendizado e reciclagem continuados. “Constantemente estão surgindo novas tecnologias e técnicas e é preciso que os especialistas tenham conhecimento das mesmas para melhor atender seus pacientes”





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário