Cuiabá abriga congresso sobre radiologia
Como explica o especialista em medicina nuclear e presidente da Sociedade Mato-grossense de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Waldyr Liberato Júnior, no campo de diagnósticos por imagem e radiologia, o cronograma do Evento proporcionará, praticamente, uma viagem pelo corpo humano. “Serão abordados assuntos como câncer, patologias de mama e do abdômen, vias biliares, doenças do fígado e pulmonares, entre outras”, informa Liberato, lembrando ainda que “a Jornada é muito oportuna e válida não só pela especificidade em que se aplica, mas pela diversidade de temas reunidos num único evento, possibilitando que médicos e especialistas da área tenham acesso aos mais recentes avanços e técnicas com maior custo-benefício e praticidade”.
A Jornada é um evento do calendário oficial do Colégio Brasileiro de Radiologia, está acontecendo pela primeira vez em Cuiabá, e trará para a capital mato-grossense 16 especialistas e mais de 50 palestras, apresentação de casos e discussões nas áreas de radiologia geral, ultra-som, tomografia computadorizada, medicina nuclear, ressonância magnética e outras técnicas no âmbito do diagnóstico por imagem.
Ciência para a Vida – O avanço tecnológico e técnico no âmbito de diagnósticos pode significar a diferença entre a vida e a morte, ou entre uma cirurgia radical e procedimentos menos invasivos. “Informações mais precisas sobre um determinado caso, seja de pneumonia (que parece mais simples, mas que, diagnosticada erradamente, pode levar a complicações), seja de um câncer de mama, permitem ao médico tomar decisões mais adequadas”, diz Liberato. Ele também ressalta que “Mesmo quando a doença ainda não é aparente, a realização de exames preventivos podem determinar o diagnostico precoce de uma doença grave, favorecendo um tratamento mais efetivo, com menor custo e com melhores resultados. Lembrando que em várias doenças o tratamento das complicações, decorrentes de um diagnostico mais tardio, tem um custo muito mais elevado que a avaliação preventiva, como por exemplo no tratamento do câncer de mama e nas doenças do coração, isso sem falar da menor chance de cura”.
Atualização Médica – Um tema bastante atual estará sendo contextualizado na roda de discussão coordenada pelo membro do Conselho Federal de Medicina - CFM, Aldemir Humberto Soares, que é a “Revalidação do Título de Especialista”, obtida em parte pela participação em eventos como este, Liberato explica que esta exigência tem o objetivo de criar um círculo de aprendizado e reciclagem continuados. “Constantemente estão surgindo novas tecnologias e técnicas e é preciso que os especialistas tenham conhecimento das mesmas para melhor atender seus pacientes”
Comentários