Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 04 de Agosto de 2006 às 01:27

    Imprimir


Mais de 100 pescadores a bordo de cerca de 40 navios estão presos entre as gigantescas ondas provocadas pelo tufão "Prapiroon" no litoral da região autônoma de Guangxi, no sul da China, informou hoje a agência estatal Xinhua.

O tufão se debilitou hoje e se transformou em tempestade tropical. Mesmo assim, as equipes de emergência, formadas por agentes da Guarda Costeira e da Marinha, não conseguiram resgatar os marinheiros devido à força das ondas e dos ventos.

Os pesqueiros se encontram a distâncias de centenas a milhares de metros do porto de Beihai, cujo cais está cheio de navios, acrescentaram fontes do departamento de assuntos marítimos local.

As autoridades pediram uma listagem dos navios desaparecidos e determinaram que sejam feitas tentativas de contato com eles a cada hora. A recomendação é de não poupar esforços para salvar os pescadores.

O "Prapiroon", sexto tufão a chegar à costa chinesa este ano, atingiu ontem as províncias de Cantão e Hainan, de onde se deslocou rumo a Guangxi, obrigando no total a remover mais de 400 mil pessoas.

A influência do "Prapiroon" chegou a Hong Kong, onde 800 vôos foram afetados e 3 mil passageiros ficaram presos nos aeroportos.

Esta manhã, o aeroporto internacional retomou suas operações "gradualmente" com a saída de oito vôos e a chegada de 14.

As previsões iniciais eram de que os efeitos do "Prapiroon" poderiam ser piores que os do "Bilis", que em julho provocou mais de 600 mortes. O Ministério de Assuntos Civis emitiu um comunicado de emergência, mandando os departamentos locais acompanharem de perto a trajetória do tufão.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285522/visualizar/