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Nacional
Sexta - 04 de Agosto de 2006 às 01:19

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A travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói pela Baía de Guanabara ficará mais veloz a partir do dia 21, quando começará a circular a primeira das quatro novas barcas. Essa embarcação, moderna e mais confortável, substituirá uma das oito em funcionamento atualmente. Com a renovação da frota, o tempo de viagem entre as duas cidades cairá quase que pela metade: de 20 para 12 minutos. O preço da tarifa será o mesmo: R$ 2,10.

Haverá espaço para 1,3 mil passageiros, 300 a mais que hoje. Serão 900 usuários sentados e 400 em pé. A segunda embarcação deverá começar a operar em novembro e as restantes, no início do ano que vem.

A construção das barcas consumiu mais de dois anos e foi bancada pelo governo do estado, em parceria com a empresa italiana Rodriguez. A embarcação tem 53 metros de comprimento. Os antigos modelos eram de aço e os novos, de alumínio, o que torna a frota mais leve e mais rápida. Por isso, o número de viagens entre Rio e Niterói deve aumentar.

De acordo com o secretário estadual de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo, Wagner Victer, as embarcações foram construídas em Niterói. As antigas serão encaminhadas para as linhas de Angra dos Reis e Mangaratiba rumo à Ilha Grande. "É uma evolução, um gol de placa. Os passageiros terão muito mais conforto, com bancos acolchoados", explicou o secretário.

Usuários comemoram "É mais uma opção, principalmente para quem vive correndo, como eu", comemorou a estudante e moradora de São Gonçalo Marla Paes Franco Rosa, 23, que faz estágio em Comunicação Social no Rio. A universitária Lívia Mendonça, 21, moradora de Niterói, faz coro. "É muito melhor, sem comparação. Vou demorar muito menos tempo para chegar ao Rio", afirmou ela, que também cruza a Baía de Guanabara diariamente.

Radar garantirá navegação sob neblina Além de maiores e mais confortáveis, as novas embarcações não farão manobras para atracar. E, por isso, serão mais seguras. De acordo com o secretário Wagner Victer, as barcas não têm proa ou popa. As duas extremidades servirão como entrada e saída. "Os passageiros sairão pelo lado oposto ao que entraram", conta ele, acrescentando que, por conta disso, haverá duas cabines de comando. Victer ainda disse que o sistema de navegabilidade será mais moderno: "A barca poderá funcionar sob neblina, pois ela também tem radar".

A frota está sendo construída no estaleiro da Ponta d'Areia, em Niterói. A barca que será inaugurada dia 21 já é testada diariamente na baía. As outras três estão em fase de acabamento.




Fonte: Terra

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