Israel se prepara para avançar até o rio Litani
"Esta é a próxima etapa da ofensiva voltada para tomar rapidamente o controle da fronteira internacional até a linha do Litani", informou. O percurso do rio libanês Litani passa em até 30 km da fronteira israelense.
"O objetivo é neutralizar os setores a partir dos quais são atirados (contra Israel) os foguetes de curto alcance", destacou o porta-voz. "Para reduzir a capacidade (do Hezbolá) neste domínio é preciso uma operação terrestre, como a que vem ganhando dimensão no sul do Líbano", declarou mais cedo, em entrevista à imprensa em Tel Aviv o general Yohanan Locker, das forças aéreas.
"Há centenas de dispositivos de lançamento e alguns de seus foguetes são dotados de sistemas de efeito retardado e neste sentido nossos sucessos são menores, é preciso admitir", acrescentou. "Nós nos esforçamos também para dar apoio às forças terrestres em operação", declarou.
Sete regimentos do exército israelense, ou seja aproximadamente 10.000 homens, operam atualmente no sul do Líbano, com o objetivo de instaurar uma zona de segurança de 6 a 8 quilômetros ao norte da fronteira israelense.
Cerca de 2.200 foguetes caíram em Israel desde 12 de julho. Quinta-feira, sete civis foram mortos por estes engenhos, no 23º dia da ofensiva israelense no Líbano.

Comentários