Parceria Rural-Pecuária atende trabalhadores de Nova Monte Verde
O curso é realizado na fazenda Triunfo, a 43 quilômetros da cidade e motivou os funcionários da propriedade a buscar também a qualificação, conforme atesta o gerente geral da fazenda, Fernando Ribeiro.
“Tem coisas que a gente pensava que fazia certo aqui na fazenda. Agora, com os instrutores mostrando, orientando e ensinando as maneiras corretas, podemos ter mais rendimento no trabalho”, afirmou Fernando.
Na fazenda, os participantes do curso têm infra-estrutura completa para desenvolvimento das atividades práticas como a criação de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, além de castração, vacinação e rastreabilidade. Entre os instrutores há um médico veterinário que orienta os alunos na aplicação correta de vacinas.
Todos os alunos estão alojados na fazenda, que conta com alojamentos e refeitórios com infra-estrutura completa, para facilitar o desenvolvimento do curso.
Além das aulas práticas, os participantes já passaram por noções teóricas abordando ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho.
“O curso é uma iniciativa que quem já trabalha nessa área não pode perder, pois a utilidade é muito grande para aprendermos e melhorar o trabalho, deixando de desperdiçar muita coisa”, afirma Fernando, ao referir-se ao aproveitamento de couro que já é praticado na fazenda.
A propriedade conta com um rebanho de cerca de 20 mil cabeças, onde é praticada a cria, recria e engorda. O local serve de laboratório anualmente para estudantes do curso de Medicina Veterinária de uma universidade de Cuiabá.
Este ano, o projeto já atendeu as cidades de Cuiabá, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Juína, Castanheira, Novo São Joaquim, Água Boa, Chapada dos Guimarães, Canarana e Luciara, qualifcando mais de 230 trabalhadores.
Segundo o coordenador do projeto, José de Abreu, a procura pela qualificação vem crescendo a cada ano. “Com a crise na pecuária, os pecuaristas da região estão valorizando mais o curso de vaqueiro, que ensina aos participantes a forma correta de manejo de gado. O vaqueiro qualificado evita perdas com o rebanho”, explicou.
O curso em Nova Monte Verde é o primeiro a ser realizado no segundo semestre deste ano. Em seguida, a qualificação para vaqueiros será levada a cidade de Novo Mundo, também na região Norte.
Comentários