Seis municípios de MT plantam OGM
As informações constam no relatório técnico divulgado ontem pela Coordenação de Biossegurança do Mapa. De acordo com o ministério foram fiscalizados ao todo 55,575 mil hectares de algodão no Estado, mas o tamanho da área com cultivo transgênico não foi divulgado. O universo vistoriado representa 15,5% da área cultivada na safra 2005/2006, de 356,8 mil hectares.
O levantamento aponta a presença de algodão transgênico em 18,025 mil hectares no país ante a área geral fiscalizada de 160,343 mil hectares. A área de plantio irregular corresponde a 2,13% do total cultivado de algodão na safra 2005/2006, estimada em 845,3 mil hectares.
O Ministério da Agricultura informa via assessoria de imprensa que o valor total das multas ainda não foi apurado e que está em fase de julgamento administrativo. Nenhum representante da Coordenação de Biossegurança foi encontrado para repercutir o assunto. De janeiro a junho o Mapa realizou 171 fiscalizações na área de transgênicos. Desse total, 41 ações foram feitas em locais de pesquisa agropecuária de milho, algodão e cana-de-açúcar, e 130 em áreas de plantio comercial de algodão e milho.
Foram fiscalizadas lavouras na Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. As irregularidades foram identificadas por meio de 791 testes, onde foi confirmada a presença da proteína transgênica.(Com Assessoria).
Comentários