Operação fiscal combate irregularidades no Leste do Estado
O montante foi gerado devido à constituição de crédito e aplicação de multas decorrentes de diversas irregularidades, entre elas: veículos transportando mercadorias destinadas a vender em outros Estados da região Norte; entrega de mercadorias por atacadistas e varejistas de outros Estados com valor inferior ao preço de aquisição para contribuintes do Estado; comercialização de mercadorias sem emissão de notas de saídas; contribuintes de outros Estados passando por desvio para evitar o posto fiscal; e retenção de vias das notas fiscais destinadas ao Fisco.
Os transportadores, segundo os agentes de tributos estaduais João Carlos Souza de Abreu e Geremias Pedro Generoso, responsáveis pela fiscalização volante, seriam de outras unidades da Federação que se utilizam de irregularidades para burlar a sistemática do ICMS Garantido Integral.
Para a coordenadora da CGED, Rita Valéria Magalhães Valle, o trabalho da equipe volante e os resultados alcançados comprovam a eficácia da ação, no monitoramento e incremento da receita tributária. “A operação é de extrema importância para o monitoramento e o incremento da arrecadação, pois estamos combatendo a sonegação fiscal e evitando a concorrência desleal entre os contribuintes que tentam lograr o Fisco e aqueles que cumprem suas obrigações fiscais”.
A ação empreendida pela equipe de fiscalização volante da Sefaz, com o apoio da Polícia Militar, iniciou no dia 19 de julho e visitou os municípios de Nova Xavantina, Água Boa, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira, Alto da Boa Vista, São Félix do Araguaia e Luciara.
Comentários