Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 03 de Agosto de 2006 às 08:16

    Imprimir


A Vigilância Sanitária Municipal começará a notificar os supermercados e estabelecimentos que trabalham com venda de produtos alimentícios que não adequarem os rótulos dos alimentos fabricados de acordo com a nova legislação de rotulagem nutricional. O prazo para ajuste terminou na última segunda-feira. A informação é do coordenador da Vigilância, o médico veterinário Rodrigo Marques dos Santos.

Ele explica que pela resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deverão estar no rótulo dos alimentos informações como a quantidade de gordura trans, de carboidratos, de proteínas, de gorduras totais, de gorduras saturadas, de fibra alimentar e de sódio, além do valor energético. Entretanto, segundo Santos, até 31 de dezembro, ainda será possível encontrar produtos sem essas informações nas gôndolas dos supermercados. Produtos fabricados até o dia 31 de julho ainda podem ficar no mercado até o final do prazo de validade.

Para o médico veterinário, o consumidor deve estar atento, principalmente, à quantidade de gordura trans que os alimentos contêm. Segundo Santos, essa gordura não é reconhecida pelo organismo, que a recebe como um corpo estranho. "A gordura trans dá mais consistência e sabor ao alimento industrializado, além de aumentar o tempo de prateleira", disse o médico veterinário. Ele também ressalta que, mesmo sem querer, muitas vezes, uma gordura com estrutura reconhecida pelo organismo humano pode se tornar trans com o aumento de temperatura. Santos cita os óleos de milho e girassol como os que se transformam mais rapidamente no cozimento. Por isso, de acordo com ele, os nutricionistas indicam o óleo de soja no preparo de alimentos quentes.

A rotulagem nutricional visa fazer com que o consumidor compare os alimentos e opte por aqueles mais saudáveis. Santos informou ainda que uma cartilha será feita para orientar o consumidor na hora de comprar os produtos. “Todos os supermercados foram notificados sobre a norma da Anvisa, a partir de agora a equipe da vigilância sanitária estará fiscalizando, e nos casos que não está sendo cumprida a determinação os responsáveis serão autuados”, declara.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285774/visualizar/