Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 02 de Agosto de 2006 às 14:59

    Imprimir


A escassez de sementes de soja com ciclo curto no Estado fez com que o preço do produto sofresse elevação de 22% em relação à última safra. Em média, a saca com 40 quilos de semente precoce está custando R$ 55, dependendo da variedade. Na última safra o produto foi comercializado por cerca de R$ 45.

O vendedor de sementes de Rondonópolis, Nicolau Cardoso Neto, destaca que mesmo pagando mais caro pelo produto vale à pena comprar uma semente que tem colheita prematura ao invés de gastar mais para combater a ferrugem asiática. Apesar do aumento no valor das cultivares ele acredita que agora o preço deverá se estabilizar.

Segundo ele, cerca de 70% da safra de sementes para o plantio do ano agrícola 06/07 já foram comercializadas. Mesmo com as compras acontecendo, Neto destaca que houve um leve atraso nas aquisições. Ele lembra que em safras anteriores, nesta mesma época do ano, cerca de 80% da produção já havia sido vendida. O principal fator para o atraso é a crise que afeta a agricultura. Ainda assim, ele acredita que até o fim de agosto pelo menos 96% das sementes mato-grossenses terão sido comercializadas.

PLANTIO -- Ao Médio Norte o plantio da safra 06/07 deve começar por volta do dia 15 de setembro, conforme o presidente da Aprosmat, Elton Hamer. Mas de acordo com Neto, a data vai depender de fatores climáticos. Lucas do Rio Verde é o primeiro município brasileiro a plantar e colher a nova safra de soja. No Sul o plantio pode ser feito algum tempo após a ocorrência de chuvas, o que resulta em um atraso de 15 a 20 dias em relação a porção Norte do Estado. “A partir do dia 10 de outubro 80% da soja deve estar plantada”, pontua. (AM)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/285926/visualizar/