Escalada ao monte Elbrus termina com três mortos na Rússia
Os socorristas da república russa de Kabardino-Balkária, onde fica o monte Elbrus, estão se preparando para retirar as vítimas de helicóptero. As difíceis condições meteorológicas, no entanto, não deixam que as equipes cheguem ao local do ocorrido, disse o porta-voz.
As vítimas do acidente faziam parte de uma expedição de 13 montanhistas ucranianos, que começaram a escalada sem permissão oficial e sem avisar previamente o serviço que supervisiona as atividades nessa região.
A estatística oficial mostra que são freqüentes os acidentes que terminam com mortes e feridos nas escaladas ao monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa.
O último caso de acidente na montanha ocorreu em maio, quando equipes de socorristas acharam a cerca de 5.300 metros de altitude sete montanhistas mortos por congelamento. O grupo de doze pessoas havia começado a escalada sem avisar ninguém.
O Elbrus, cujo cume ocidental está 5.642 metros acima do nível do mar e o oriental, 5.621 metros, faz parte do "desafio dos sete picos", que compreende as montanhas mais altas dos continentes e subcontinentes do planeta.
As outras seis montanhas são o Aconcágua (Argentina/Chile, 6.959 metros), Carstenz (Indonésia-Oceania, 4.884 metros), Everest (Nepal/China, 8.848 metros), Kilimanjaro (Tanzânia, 5.892 metros), MacKinley (Estados Unidos, 6.194 metros), e a pirâmide de Vinson (Antártida, 4.897 metros).
Comentários