Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 23:59

    Imprimir


Colômbia, México e Brasil são os países da América com maior número de jornalistas assassinados entre 1995 e 2005, informou hoje o Relatório Especial para a Liberdade de Expressão da OEA.

O Relatório, que estuda as investigações sobre essas mortes, indica que durante esse período um total de 172 jornalistas foram assassinados na região, 83 deles na Colômbia.

O país é seguido pelo México e pelo Brasil, com 24 assassinatos cada, e pelo Haiti, com seis.

O estudo do organismo da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pretende determinar se os assassinatos estão relacionados "ao exercício da atividade jornalística".

O Relatório Especial da Organização dos Estados Americanos (OEA) afirmou ter pedido informações aos respectivos Estados, assim como às ONGs e a outras instituições, sobre o andamento das investigações dos assassinatos.

O propósito do estudo é elaborar um quadro final sobre os resultados concretos das investigações em cada assassinato e uma análise geral da situação na região.

O Relator Especial para a Liberdade de Expressão, Ignacio Alvarez, declarou hoje que decidiu realizar o estudo porque "o assassinato de jornalistas constitui a forma mais brutal de combate à liberdade de expressão".

Álvarez afirmou que a falta de investigação e punição aos culpados "pode propiciar a ocorrência de novos assassinatos".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286106/visualizar/