Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 23:45

    Imprimir


Os restos mortais de 874 pessoas, presumivelmente vítimas do massacre de Srebrenica, estão sendo exumados da vala coletiva da aldeia de Kamenica, nas proximidades de Zvornik, no leste da Bósnia, declarou à Efe Murat Hurtic, da comissão bósnia para a busca dos desaparecidos.

"Nesta fossa estão enterrados os restos mortais de muçulmanos de Srebrenica", disse à Efe Hurtic, afirmando ainda que foram exumados 106 cadáveres completos e 768 incompletos, e cerca de vinte documentos pessoais.

"Foram encontradas também diversas balas de fuzil e ataduras para os olhos e as mãos, utilizadas para o fuzilamento", disse o Hurtic, acrescentando que a exumação dos ossos durará "pelo menos mais sete dias".

Kamenica fica nos arredores da cidade de Zvornik, na fronteira com a Sérvia.

A exumação dos restos de Kamenica começou no início de julho. A fossa é considerada secundária, para a qual foram transferidos os cadáveres dos muçulmanos assassinados em julho de 1995 na fazenda de Branjevo e enterrados próximos a Srebrenica, em uma tentativa de encobrir o crime.

Estima-se que mais de 8 mil muçulmanos foram assassinados em Srebrenica em julho de 1995, depois que as tropas sérvias tomaram a região, até então protegida pela ONU, meses antes do fim da guerra civil bósnia (1992-1995).

Os principais acusados pelo Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) pelo massacre de Srebrenica, os oficiais sérvios Radovan Karadzic e Ratko Mladic, seguem foragidos da Justiça.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286109/visualizar/