Exumados 874 cadáveres da vala coletiva de Kamenica, na Bósnia
"Nesta fossa estão enterrados os restos mortais de muçulmanos de Srebrenica", disse à Efe Hurtic, afirmando ainda que foram exumados 106 cadáveres completos e 768 incompletos, e cerca de vinte documentos pessoais.
"Foram encontradas também diversas balas de fuzil e ataduras para os olhos e as mãos, utilizadas para o fuzilamento", disse o Hurtic, acrescentando que a exumação dos ossos durará "pelo menos mais sete dias".
Kamenica fica nos arredores da cidade de Zvornik, na fronteira com a Sérvia.
A exumação dos restos de Kamenica começou no início de julho. A fossa é considerada secundária, para a qual foram transferidos os cadáveres dos muçulmanos assassinados em julho de 1995 na fazenda de Branjevo e enterrados próximos a Srebrenica, em uma tentativa de encobrir o crime.
Estima-se que mais de 8 mil muçulmanos foram assassinados em Srebrenica em julho de 1995, depois que as tropas sérvias tomaram a região, até então protegida pela ONU, meses antes do fim da guerra civil bósnia (1992-1995).
Os principais acusados pelo Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) pelo massacre de Srebrenica, os oficiais sérvios Radovan Karadzic e Ratko Mladic, seguem foragidos da Justiça.
Comentários