Governo venezuelano diz que Fidel Castro tem "boa recuperação"
"O governo da República Bolivariana da Venezuela recebeu com satisfação as informações provenientes das autoridades cubanas, segundo as quais a recuperação do presidente Fidel Castro é 'boa'", informou em nota o Ministério das Relações Exteriores venezuelano, sem dar mais detalhes sobre a saúde do líder cubano.
A administração do presidente Hugo Chávez, principal aliado de Fidel na região, desejou "a total e rápida recuperação daquele que representou um papel exemplar na condução do povo cubano, tornando-se uma das personalidades mais importantes do mundo moderno".
O deputado e escritor argentino Miguel Bonasso também afirmou à agência Associated Press que assessores de Castro o informaram na noite desta segunda-feira que a cirurgia havia sido "bem sucedida" e que o presidente cubano estava descansando após a operação.
Fidel Castro, 79, foi submetido a uma cirurgia de intestino e delegou provisoriamente o controle do governo cubano a seu irmão Raúl Castro, 75, informou nesta segunda-feira o governo cubano.
É a primeira vez na história da Revolução Cubana que Fidel delega provisoriamente os cargos de primeiro secretário do Partido Comunista, presidente do Conselho de Estado e comandante em chefe das Forças Armadas ao irmão, designado sucessor legal segundo a Constituição cubana.
Fidel completa 80 anos de idade no próximo dia 13 de agosto e está à frente do governo de Cuba desde 1959. Fidel pediu, em um comunicado oficial, que as comemorações que já estão programadas em todo o país sejam adiadas para o dia 2 de dezembro, 50º aniversário do desembarque do iate Granma na costa cubana.
Comentários