Estado garante Curso de Formação de Sargentos para candidatos classificados
A medida, assinada pelo governador Blairo Maggi, atende decisão judicial transitada em julgado pelo Tribunal de Justiça do Estado. A decisão garante, a partir da elaboração de um novo edital, num prazo de 30 dias, a convocação dos aprovados. Segundo o governador, com a regularização da condição daqueles candidatos, abre-se uma nova fase para eles, com a oportunidade de promoção em suas carreiras. “O que esperamos é que o curso não sirva só para elevar o nível desses policiais com o aprendizado e ganhos para a carreira, mas que eles possam, com essa capacitação, trazer benefícios para a sociedade, que quer e exige uma polícia melhor e mais qualificada”, ressaltou Blairo Maggi.
Ele recomendou ainda que a sociedade rediscuta a segurança pública para que tenha uma melhor compreensão do setor. “A Polícia não pode estar em todos os lugares e em todos os momentos onde há o delito, ela é uma força apenas preventiva e tem suas limitações. Então é preciso que outras instituições, como a família e a escola, façam também o seu papel de educar as crianças e os jovens”, enfatizou.
Desde 2003, o Estado de Mato Grosso já incorporou 1.544 novos soldados PM e promoveu 452 cabos, 351 sargentos e 54 oficiais. O governador afirmou que a determinação de considerar a decisão judicial e resolver a pendência sempre existiu, porém, salientou que questões legais impediram maior celeridade ao processo.
Representando os candidatos que agora estão habilitados a freqüentar o curso, a cabo PM Lúcia destacou que será uma nova fase e que eles devem pensar no futuro.
De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, "para se conseguir uma polícia de qualidade é preciso qualificar os policiais e dar perspectivas de crescimento em suas carreiras”, assinalou.
Curso
O secretário de Estado de Administração, Geraldo de Vitto Jr., lembrou que a sociedade quer uma PM extremamente preparada e consciente de seus deveres. Ele informou que o curso será presencial, modular e regionalizado, ocorrendo nos municípios pólos do Estado, além da capital para facilitar o acesso aos alunos. O curso totaliza 1.620 horas/aula ou o equivalente a um ano letivo.
A solenidade contou ainda com a presença da vice-governadora Iraci França, dos secretários Antônio Kato (Casa Civil), Yênes Jesus de Magalhães (Seplan), Ilma Grisoste (Secitec), Vilceu Marcheti (Sinfra), Orestes Oliveira (Casa Militar), João Carlos Vicente Ferreira (Cultura), do Procurador-Geral do Estado, João Virgílio do Nascimento Sobrinho, do coronel PM Leovaldo Sales (Comandante-geral da PM), o comandante do Corpo de Bombeiros, Sérgio Roberto Delamônica, os presidentes Éder de Moraes Dias (MT Fomento), Antônio Carlos Camacho (Fapemat), os diretores Luiz Fernando Caldart (Ceprotec), Almir Balieiro (Escola de Governo), os deputados estaduais Carlos Brito e Humberto Bosaipo, entre outras autoridades.
Comentários