Campo Novo do Parecis será pólo do turismo nacional e internacional
Edimar Santos Assessoria de Imprensa
Sérgio Luiz Alves Nogueira Valério, 45 anos, casado e pai de uma filha (a Raquel). O secretário municipal de Esportes, Turismo e Lazer de Campo Novo do Parecis, Serginho Mineiro, é natural de Belo Horizonte. Cruzeirense de carteirinha, ele é um legítimo representante do esporte mato-grossense. Como atleta integrou a seleção brasileira de futsal. Foi campeão brasileiro de futsal por clubes e seleções estaduais e tetracampeão mato-grossense pela equipe GERCAFI. Como treinador atuou em equipes de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. Conquistou diversos títulos de campeão mato-grossense e conduziu a seleção de Tangará da Serra ao primeiro título da Copa Centro América. Nesta entrevista ele fala dos projetos e desafios enfrentados pela secretaria municipal de Esportes, Turismo e Lazer.
Assessoria: Quais são os principais projetos desenvolvidos pela Semel-Tur hoje?
Serginho Mineiro: Entre os nossos principais projetos temos as escolinhas esportivas, que atendem a cerca de 2.500 alunos, nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, futebol, handebol, karatê, natação, voleibol e xadrez. Este ano também lançamos um novo projeto que é o “Anima Bairro”. Ele é realizado em parceria com o Departamento de Cultura e oferece um dia inteiro de confraternização esportiva, cultural e de lazer. A primeira edição deste projeto foi realizada no Jardim das Palmeiras e a segunda no bairro Nossa Senhora Aparecida. Nós temos mais duas edições previstas: uma no bairro Boa Esperança e outra no centro da cidade. A secretaria também mantém o projeto “II Tempo”, que é um programa federal, do Ministério do Esporte, implantado na Escola Municipal Jardim das Palmeiras. Este projeto assiste a 200 crianças e adolescentes com atividades esportivas, aulas de computação e reforço escolar e alimentar. Temos ainda as tradicionais competições estudantis, festivais de escolinhas e campeonatos em todas as modalidades. Campo Novo do Parecis possui ainda as melhores pistas de autocross e bicicross do estado, com competições de nível nacional. Por fim temos as nossas seleções, que representam com destaque o município em várias competições regionais, estaduais e nacionais.
Assessoria: O que o senhor considera como um grande desafio para a secretaria de Esportes, Turismo e Lazer?
Serginho Mineiro: Um já conseguimos, que é a iluminação do Estádio Municipal Ari Tomazeli. Mas temos um grande sonho, que é a criação de um centro de excelência que seria referência em treinamentos e atividades esportivas no estado. A idéia deste projeto seria a unificação do Complexo João Laurindo com a Praça de Esportes e o Estádio Municipal. Mas como mencionei este projeto ainda é um sonho. Hoje trabalhamos firme para ampliar a oferta de áreas de lazer multifuncionais, como foi feito na Praça de Eventos, que agora também é utilizada como uma Praça Esportiva, e nos bairros do nosso município. Outro grande desafio é transformar Campo Novo em um pólo do turismo nacional e internacional. Potencial, temos. Trabalho, estamos desenvolvendo. É um desejo de todos. Um sonho que será realizado.
Assessoria: O turismo é tido como prioridade estratégica pelo prefeito Stefanelo. O que já foi feito para fomentar essa atividade? O que ainda deve ser realizado?
Serginho Mineiro: A primeira iniciativa que tomamos para fomentar o turismo no nosso município foi a sensibilização da comunidade através de palestras com autoridades da área, como o consultor Francisco Lacerda. Reestruturamos o Conselho Municipal de Turismo e estruturamos nosso Departamento de Turismo, que recebeu uma sede própria e profissionais capacitados. Outra importante iniciativa foi o levantamento e cadastramento de todo o trade turístico de Campo Novo e a participação em eventos como a Feira Internacional do Pantanal e o Fórum Interamericano de Turismo Sustentável. Agora estamos elaborando a política de turismo do município, que estará inserida no Plano Diretor. Estamos focando a execução dos dois principais projetos do Departamento de Turismo: “Pelos Caminhos de Rondon no Chapadão do Parecis” e o “VI Festival de Cultura e Jogos Indígenas”. O primeiro futuramente será transformado num Rally de Regularidade que percorrerá o estado de Mato Grosso refazendo os passos do Marechal Rondon em suas viagens para instalação de linhas telegráficas. Este projeto já chamou a atenção de grandes investidores. O segundo é o Festival de Cultura e Jogos Indígenas, que este ano chega a sua sexta edição e caminha para se tornar um Festival Estadual, pois Mato Grosso possui uma das maiores populações indígenas do país e ainda não tem nenhum grande evento que represente essa comunidade. A expectativa é que nesta edição nós consigamos reunir cerca de oito etnias. O foco deste evento é a participação e não a competição em si. É um festival de confraternização e intercâmbio cultural entre as várias etnias indígenas e entre os índios e não índios. O festival é palco de uma revitalização e valorização da cultura indígena. Outra linha de atuação em que temos investido, porém ainda pretendemos investir mais, é a capacitação. Para este ano já temos cursos agendados na área de guia de turismo e hotelaria.
Comentários