Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Agosto de 2006 às 14:11

    Imprimir


Das 3.406 carteiras estudantis recolhidas pela MTU, no período de 15 a 31 de julho, 1.194 procuraram a Associação, prestaram esclarecimentos e tiveram o benefício garantido novamente. Já os 483 estudantes que tiverem o benefício bloqueado, são aguardados pela Associação para prestar informações sobre o uso irregular do passe livre.

De acordo com a MTU, existem atualmente mais de 60 mil usuários do cartão de estudante: 36% dos alunos são da rede particular; 4,19% de escolas municipais; 12,33% instituições federais de ensino e 47,48% da rede estadual.

Irregularidades

Cerca de 3.889 estudantes de Cuiabá tiveram o passe-livre bloqueado pela Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), no período de 15 a 31 de julho, devido a irregularidades.

Fiscais da MTU estão visitando as escolas públicas e particulares da Capital, para conferir os alunos matriculados nas unidades de ensino e que utilizam a gratuidade no transporte coletivo.

Em um levantamento parcial feito em 7 das 279 escolas públicas e particulares de Cuiabá, comprovou-se que 2.781 alunos se matricularam na unidade escolar, mas deixaram de freqüentar a sala de aula e continuam utilizando a gratuidade. Desse total, 1.812 passes-livres foram recolhidos pelo sistema eletrônico.

A lista dos alunos irregulares foi fornecida pela direção da própria escola, que acompanha auditoria realizada pela MTU. De acordo com a Lei Municipal do Passe-Livre, para usufruir o benefício o estudante precisa estar devidamente matriculado e na freqüência do curso. Atualmente os fiscais da MTU estão conferindo a utilização do passe livre no Centro de Ensino Avançado Cuiabano (CIAC).

O passe livre estudantil também vêm sendo usado indevidamente por terceiros, ou seja por outra pessoa que não o titular do documento; 120 cartões foram recolhidos nos últimos 16 dias devido a essa ilegalidade, visto que o benefício é pessoal e intransferível.

Duzentos e oitenta passes-livres foram cancelados pela MTU por estarem fora da área considerada mínima para ter acesso ao benefício. O estudante, para ter o direito à gratuidade no transporte coletivo, deve morar a mais de dois mil metros da escola em que está matriculado.

A Associação orienta aos estudantes que se sentirem prejudicados com o cancelamento da gratuidade, procurar a Central de Atendimento ao Cliente, localizada na Rua Antonio João, atrás da Agência Central da MTU, centro de Cuiabá, para fazer a averiguação dos motivos que levaram ao recolhimento do cartão.





Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286211/visualizar/