Panda Software libera versão final da suíte de proteção para Linux
A comunidade de usuários Linux pode contar agora com a versão final do Panda DesktopSecure for Linux, uma completa suíte de segurança para a proteção de estações de trabalho baseadas no sistema operacional de código aberto.
A nova suíte de segurança da Panda Software inclui a detecção de códigos maliciosos através de arquivos de assinaturas padrão Genetic Heuristic Engine, uma nova tecnologia heurística capaz de detectar muito mais exemplares de malware desconhecidos que a heurística tradicional e, diferente de outras soluções similares existentes, incorpora um potente firewall. Todas estas características são controladas através de uma única interface gráfica, na qual os usuários podem controlar a totalidade do produto de forma fácil e intuitiva.
O Panda DesktopSecure for Linux foi projetado para atender às demandas de segurança específicas deste sistema operacional. Assim é a nova suíte,, destinada tanto aos usuários domésticos como às empresas que dispõem de estações de trabalho que funcionem com Linux. No caso das empresas disporem de ambientes heterogêneos compostos por máquinas Windows e Linux é especialmente delicado, já que os equipamentos Linux não somente estão expostos a ameaças específicas, mas também podem servir de “trampolim” para a propagação de infecções de Windows dentro da rede local.
A solução da Panda não somente protege de forma transparente contra as ameaças de Internet conhecidas – graças às suas atualizações diárias para os exemplares de malware mais recentes – como também diante daquelas que não são conhecidas previamente. Isto é possível graças à incorporação de Genetic Heuristic Engine, uma nova tecnologia de análise heurística que analisa o “perfil genético” de cada arquivo. Desta maneira pode-se determinar com grande precisão se um arquivo contém ou não vírus, com uma taxa muito baixa de falsos positivos. Além disso, o Panda DesktopSecure for Linux protege o correio eletrônico em tempo real, nos clientes de correio mais habituais.
O novo produto oferece ainda uma interface chamada X-Windows que permite o usuário controlar a atividade do firewall do Panda Software, possibilitando configurar as comunicações, detectar invasões e atribuir licenças de acesso às aplicações.
“Existe a crença de que o Linux é um sistema operacional completamente seguro. Porém, isto não é de toda a verdade”, afirma Ricardo Bachert, CEO da Panda Software Brasil. “Isto faz com que muitos usuários não utilizem qualquer tipo de proteção para estas máquinas. No entanto, os computadores Linux também podem ser infectados por ameaças de Internet. Não somente existem códigos maliciosos específicos para esta plataforma, como também pessoas com conhecimentos limitados sobre Linux podem cometer erros de configuração que tenham como conseqüência um ataque. Com este lançamento, queremos contribuir com a comunidade Linux com uma ferramenta de segurança que proporcione importantes benefícios, tanto para os usuários como para as empresas”.
O Panda DesktopSecure for Linux consolida a proteção total da rede ao incluir não apenas proteção anti-malware, mas também um poderoso firewall especialmente fortalecido para estações de trabalho. Além disso, oferece um sistema de prevenção de intrusos através da tecnologia TruPrevent, que evita a ação de qualquer praga on-line não conhecida, protegendo as estações de trabalho. “Isto garante proteção diante de diversas ameaças, como worms e Cavalos-de-Tróia, que de outro modo encontrariam nas máquinas com Linux um ponto vulnerável”, afirma Bachert.
Comentários