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Segunda - 31 de Julho de 2006 às 13:52

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Lideranças de diversos segmentos da comunidade colidense estiveram reunidas com o prefeito Celso Banazeski na tarde de sexta-feira (28 de julho), na sede da prefeitura. O objetivo da reunião foi apresentar um balanço das atividades realizadas pelas secretarias municipais durante a atual administração pública. Além disso, foi abordado o problema da queda de receita nesse mesmo período, o que resultou na adoção de medidas drásticas para conter despesas.

Entre as mudanças anunciadas pelo prefeito Celso estão a incorporação da Secretaria Municipal Especial de Assuntos Fundiários à de Agricultura, Pecuária e Meio ambiente; o desmembramento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sendo que a primeira passa a pertencer à Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer e a de Turismo foi englobada pela de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. Além disso, a Secretaria de Comunicação torna-se um departamento incorporado à Secretaria Municipal de Gestão Pública e a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas se extinguiu. Dessa forma, os secretários assumem novas funções na administração pública. Essas providências, segundo o prefeito, representam a partir de agora uma economia mensal de R$ 40 mil para os cofres do município incluindo a dispensa de alguns servidores.

Entre representantes de escolas, do comércio, de igrejas e sindicatos, por exemplo, aproximadamente 80 pessoas estiveram presentes no encontro em que foram explanadas as principais ações desenvolvidas pelas secretarias municipais.

O prefeito ressaltou que muitos investimentos tiveram início na atual gestão, como o aumento do número de salas de aula, contratação de professores, melhoria da merenda e do transporte escolar, aquisição de ambulâncias, recuperação de pontes e estradas. Naturalmente, os gastos também se ampliaram e a contenção de despesas é urgente.

As medidas apresentadas pelo prefeito são resultado de sugestões apontadas pelos próprios secretários municipais, que se reuniram no início da semana passada para tratar dessas questões. Após uma análise da atual conjuntura, chegou-se à conclusão de que essas providências eram necessárias para o bom andamento da gestão pública municipal, a fim de não comprometer a administração. Diante disso, o prefeito solicitou a compreensão de toda a comunidade, em razão dessas mudanças estruturais em sua gestão.

Reunião Apresenta Balanço da Atual Gestão Pública Municipal

Na reunião do prefeito Celso Banazeski com lideranças de diferentes segmentos da comunidade, na última sexta-feira (28 de julho), foi confirmada a continuidade das obras que estão em andamento no município já asseguradas com verba federal.

Também foram anunciadas novas obras, como a construção de arquibancadas e vestiários no Estádio Municipal, a reforma e ampliação do Centro de Saúde, a construção de 50 casas do Programa Meu Teto, a construção de um Posto de Saúde Familiar Rural na Comunidade Zé Reis, a construção do Centro de Eventos, a execução do projeto de gerenciamento de resíduos sólidos (a verba de R$ 500 mil já está garantida), a reforma de escolas municipais, a inauguração do Centro de Capacitação para Agricultores (em outubro), e a recuperação de pontes danificadas e estradas não pavimentadas (a previsão é de que sejam concluídos 1.000 km em 100 dias, sendo que até agora já estão prontos cerca de 250 km). A execução de todos esses serviços será possível devido aos convênios já firmados anteriormente.

Durante a reunião, o prefeito Celso lembrou ainda que os dados socioeconômicos e demográficos referentes a Colíder apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão muito defasados. Isso implica perda de receita, já que os repasses de verba para o município se baseiam nos números oficiais.

“Houve um aumento de 3 mil títulos eleitorais, o que corresponde a 22 mil eleitores atualmente em Colíder. Mas o IBGE indica que o município tem somente 26 mil habitantes, o que não é correto. Além disso, o aumento da demanda, em função da ampliação do número de habitantes obviamente representa mais gastos para a administração pública municipal”, explica o prefeito.

Encontro Destaca a Importância das Ações das Secretarias

Com o objetivo de informar a comunidade sobre as mudanças estruturais que acabam de ser implantadas na administração pública municipal, o prefeito Celso Banazeski convidou representantes de diversos segmentos da sociedade de Colíder para uma reunião, ocorrida na tarde de sexta-feira (28 de julho), na sede da prefeitura.

O prefeito salientou a importância do trabalho desenvolvido por todas as secretarias individualmente e em conjunto, durante os 19 meses da atual gestão. Ele comentou sobre o apoio à população do município e a várias entidades locais, e apresentou um resumo de centenas de ações realizadas nesse período, incluindo dados precisos, já que não haviam sido feitos sensos econômicos anteriormente.

Quanto à Secretaria Municipal Especial de Assuntos Indígenas, falou sobre o trabalho desenvolvido junto aos índios que moram na região de Colíder. Sobre a Comunicação abordou a divulgação das ações e eventos por meio das notícias. Na área de Cultura e Turismo, mencionou o Carnaval, o artesanato, as oficinas, a iluminação natalina, o acervo literário, a Festa do Arroz e o Centro Cultural.

Sobre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio ambiente, falou sobre os cursos de qualificação e capacitação. Na área de assuntos fundiários, foram entregues até o momento 350 escrituras, restando 650 aproximadamente, o que vem sendo feito com a devida regularização de lotes originalmente pertencentes à Gleba Cafezal e mesmo nos bairros Teles Pires, Celídio Marques, Bom Jesus e Balanção.

Quanto à Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, o prefeito citou a qualificação de dezenas de empresários, treinamentos, palestras sobre o microcrédito, a organização dos artesãos e a liberação de cerca de R$ 2,5 milhões para empresas de Colíder, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Fundeic), em repasses que variam entre R$ 40 mil e R$ 120 mil.

Em relação à Secretaria de Saúde e Saneamento Básico, o prefeito informou sobre o funcionamento de todos os postos de saúde, consultórios odontológicos, Postos de Saúde Familiar (PSF), Unidade de Reabilitação em Fisioterapia, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) “Alegria do Viver” e o PSF Rural da Comunidade Nova Galiléia.

Quanto à Ação Social, afirmou que foram feitos 9.925 atendimentos em 2005 e até agora 1.598, destacando os 120 cursos promovidos pela Secretaria. Sobre a área de educação, o prefeito apontou que houve aumento no número de linhas de transporte escolar e, com isso, aumento da demanda e já não há reclamações de alunos quanto ao tempo de espera pelo ônibus nem quanto ao tempo do trajeto. Ele também salientou a instalação dos telecentros em Colíder.

A partir dessa explanação, o prefeito comentou que, de acordo com a possibilidade e o volume de recursos disponíveis, foram feitas muitas ações em todo o município para mudar a cidade e tornar Colíder um pólo regional, melhorando a qualidade das escolas, do trânsito e de diversos outros aspectos de interesse público.





Fonte: Da Assessoria

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