Cidade de Mato Grosso começa campanha contra raiva animal em abril
A Secretaria de Saúde e Saneamento de Nova Monte Verde realizará a campanha municipal contra raiva animal entre os dias 2 de abril a 30 de maio, informou a assessoria de comunicação. Com o slogan "raiva não tem cura, mas tem prevenção!", a campanha tem como objetivo vacinar cães e gatos (números não informados) para prevenir e interromper a transmissão do vírus.
Para o desenvolvimento da campanha, a prefeitura prevê o uso de postos fixos e volantes, podendo ainda ser feita de forma combinada ou isolada, dependendo das condições locais. A prioridade será áreas consideradas de risco. Os horários de vacinação ainda serão informados.
A raiva pode ser transmitida para o ser humano. Nos animais, os sintomas são mudança de hábitos (buscam lugares escuros) e comportamento (agitação ou agressividade), dificuldade para engolir água ou alimento, salivação abundante e paralisia das patas traseiras. A pessoa que for agredida ou mordida por um animal deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o serviço de saúde mais próximo.
A transmissão ocorre quando o vírus antirrábico existente na saliva do animal infectado entra no organismo, através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente agressão.
Comentários