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Modelo aparece como solução para sustentabilidade
Com uma arrecadação de aproximadamente R$ 1 milhão por mês só com as mensalidades dos sócios, o Internacional prova que os clubes brasileiros, assim como alguns da Europa, como o Barcelona, de poderem ser auto-sustentáveis.
Opine: você acredita que o modelo de sócio-torcedor ajudará os clubes manterem os seus craques no futuro?
O vice-presidente de Administração da equipe gaúcha, Giovanni Luigi, acenou com esse caminho para o Inter e ainda fez um apelo aos torcedores apaixonados pelo clube.
"Se tivermos um grande número de associados, teremos uma renda fixa ao mês. Temos que olhar o clube como uma empresa. Temos 12 meses de despesa e 12 meses de receita", salientou.
"O torcedor tem que dar conta de que quem faz o clube somos nós, os colorados. Ele (sócio) tem direito ao voto e participação na vida do clube", destacou.
Para o dirigente colorado, equipes brasileiras endividadas podem achar a solução nos torcedores. "É possível fazer isso no futebol brasileiro (tornar um clube auto-sustentável). Se na Europa temos clubes assim, aqui também é possível. É um caminho demorado, mas é possível", apostou Luigi.
O presidente do Inter, Fernando Carvalho, procura adotar ações em favor dos sócios para atrair mais torcedores para o quadro social, aumentando a renda mensal, tornando o clube cada vez mais auto-sustentável.
Hoje, o Inter tem convênios com uma assistência médica, uma rede de farmácias e outra de supermercados que dão descontos aos sócios-colorados.
A intenção de Fernando Carvalho é se resguardar para quando um resultado dentro de campo não for o esperado, o torcedor não dê as costas para a equipe.
"Pensamos nisso tudo, por isso fazemos propagando boca a boca para que todos conheçam nosso trabalho", afirmou Carvalho.
Apesar de afirmar que o Inter não copiou nenhum modelo internacional na implantação do sócio-colorado, Giovanni Luigi confirmou a curiosidade em saber mais como os grandes clubes da Europa trabalham.
"Às vezes tenho vontade de ir ao Barcelona, ao Real Madrid, para estudar, ver se pegamos alguma coisa com eles. Mas, atualmente, temos usado essa solução, que é nossa, do Internacional", acrescentou.
O Real Madrid, por exemplo, oferece uma série de vantagens aos associados, como a preferência na compra de ingressos, visita às dependências do Estádio Santiago Bernabéu, descontos em lojas oficiais, entrada gratuita em treinamentos e recebimento da revista Hala Madrid.
O Arsenal, por sua vez, disponibiliza um grande material visual para os sócios-torcedores. Eles podem adquirir um DVD do holandês Dennis Bergkamp, que se aposentou recentemente, outro com os melhores momentos do ídolo Thierry Henry, além de um terceiro com detalhes do Estádio Emirates, inaugurado no último fim de semana.
Além disso, em busca de uma fatia maior de vinculados ao clube (nomeados de "fanclub"), as principais equipes européias disponibilizam em seus sites informações em diferentes línguas. O Milan, por exemplo, dá cinco opções, entre elas português, chinês e japonês.
O vice-presidente de Administração da equipe gaúcha, Giovanni Luigi, acenou com esse caminho para o Inter e ainda fez um apelo aos torcedores apaixonados pelo clube.
"Se tivermos um grande número de associados, teremos uma renda fixa ao mês. Temos que olhar o clube como uma empresa. Temos 12 meses de despesa e 12 meses de receita", salientou.
"O torcedor tem que dar conta de que quem faz o clube somos nós, os colorados. Ele (sócio) tem direito ao voto e participação na vida do clube", destacou.
Para o dirigente colorado, equipes brasileiras endividadas podem achar a solução nos torcedores. "É possível fazer isso no futebol brasileiro (tornar um clube auto-sustentável). Se na Europa temos clubes assim, aqui também é possível. É um caminho demorado, mas é possível", apostou Luigi.
O presidente do Inter, Fernando Carvalho, procura adotar ações em favor dos sócios para atrair mais torcedores para o quadro social, aumentando a renda mensal, tornando o clube cada vez mais auto-sustentável.
Hoje, o Inter tem convênios com uma assistência médica, uma rede de farmácias e outra de supermercados que dão descontos aos sócios-colorados.
A intenção de Fernando Carvalho é se resguardar para quando um resultado dentro de campo não for o esperado, o torcedor não dê as costas para a equipe.
"Pensamos nisso tudo, por isso fazemos propagando boca a boca para que todos conheçam nosso trabalho", afirmou Carvalho.
Apesar de afirmar que o Inter não copiou nenhum modelo internacional na implantação do sócio-colorado, Giovanni Luigi confirmou a curiosidade em saber mais como os grandes clubes da Europa trabalham.
"Às vezes tenho vontade de ir ao Barcelona, ao Real Madrid, para estudar, ver se pegamos alguma coisa com eles. Mas, atualmente, temos usado essa solução, que é nossa, do Internacional", acrescentou.
O Real Madrid, por exemplo, oferece uma série de vantagens aos associados, como a preferência na compra de ingressos, visita às dependências do Estádio Santiago Bernabéu, descontos em lojas oficiais, entrada gratuita em treinamentos e recebimento da revista Hala Madrid.
O Arsenal, por sua vez, disponibiliza um grande material visual para os sócios-torcedores. Eles podem adquirir um DVD do holandês Dennis Bergkamp, que se aposentou recentemente, outro com os melhores momentos do ídolo Thierry Henry, além de um terceiro com detalhes do Estádio Emirates, inaugurado no último fim de semana.
Além disso, em busca de uma fatia maior de vinculados ao clube (nomeados de "fanclub"), as principais equipes européias disponibilizam em seus sites informações em diferentes línguas. O Milan, por exemplo, dá cinco opções, entre elas português, chinês e japonês.
Fonte:
Terra
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286568/visualizar/
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