Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Sábado - 29 de Julho de 2006 às 12:00

    Imprimir


As Secretarias de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME) e Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) e a Associação Mato-grossense de Produtos Caseiros, Artesanatos e Reciclagem (AMAR), assinaram nesta sexta-feira (28/07) o Termo de Cooperação para realização do programa “Artesanato na Polícia Comunitária”.

O Programa consiste em incentivar a geração de empregos e renda, por meio da capacitação técnica destinada às comunidades pelas Companhias de Polícia Comunitária, atendendo principalmente a adolescentes beneficiados pelo projeto Companhia Solidária e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Mato Grosso.

A idéia será realizada na forma de oferecimento de qualificação e capacitação em técnicas artesanais, possibilitando a redução da criminalidade e proporcionando geração de emprego e renda para os membros das comunidades assistidas pelas Companhias de Polícia Comunitária.

Os cursos do Programa iniciaram nesta semana nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande. Uns dos bairros que já estão sendo atendidos pelo projeto é o Pedra 90, com a oficina “Entalhe em Madeira”. Outro bairro atendido é o Beira Rio com a Polícia Comunitária local, onde aplicam a oficina Papel Reciclado. O bairro Moinho também já faz parte do Programa através da oficina “Quilling”. O bairro Santa Isabel foi beneficiado com o Programa através da oficina “Serigrafia”.

Também fazem parte do projeto os bairros Pedregal com o curso “Moldes de Silicone”, Sal João Del Rey com o curso “Customização de Roupas”, Jardim Maringá com a oficina de “Tecelagem”, Planalto com a oficina de “Embalagem”, Jardim Vitória com a oficina “Ponto de Tarrafa” e o bairro Alvorada com a oficina de “Serigrafia”.

“As pessoas pensam que a Sicme atende somente os grandes empresários. Essa parceria é mais uma prova dos serviços que podemos oferecer. Para nós é uma honra realizar esse trabalho de capacitação juntamente com a Sejusp e a Polícia Militar. Essa parceria também é muito importante porque através dela o artesão vai poder mostrar o seu ofício e ajudar na qualificação de novos profissionais”, afirma o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.

De acordo com o Termo de Cooperação, a Sicme será responsável pela qualificação e treinamento com expedição de certificado técnico para os participantes do projeto. Também será feito o cadastro, por meio da Comissão Interinstitucional do Programa de Artesanato Mato-grossense (Cipam), dos alunos que concluírem o curso com a emissão das carteiras de identidade de artesãos, para os que estiverem produzindo materiais artesanais.

A AMAR assumiu o papel de indicação dos instrutores/artesãos que ministrará os cursos de capacitação em técnicas artesanais, enquanto a Sejusp, por meio da Polícia Comunitária, estará realizando a divulgação do Programa Artesanato na Polícia Comunitária.

“A importância dessa parceria é a possibilidade que a Segurança Pública tem de estar participando dos projetos gerando emprego e renda para a população. Precisamos dar as mãos para melhorar a integração com a sociedade e também melhorar a qualidade de vida da população. Eu tenho uma grande expectativa da extensão desse programa para que outras instituições sigam o mesmo passo que estamos dando agora”, afirma o Tenente Coronel Wilson Batista, coordenador de Polícia Comunitária – Sejusp.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286652/visualizar/