Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 29 de Julho de 2006 às 10:26

    Imprimir


A partir de agora, a Companhia Nacional de Abastecimento passará a ofertar semanalmente 3 milhões de toneladas de soja, sendo 1,5 milhões/t por meio do Prêmio de Equalização do Produtor (Pepro) e a outra parte pelo Prêmio de Equalização da Soja (Pesoja), enquanto houver recursos para a subvenção do produto. O primeiro pregão ficou marcado para a próxima sexta-feira (04). A decisão foi tomada hoje em reunião entre a direção da Companhia, representantes do Ministério da Agricultura, da Confederação Nacional da Agricultura e de associações de produtores.

Para efetuar os ajustes operacionais discutidos, os pregões que estavam marcados anteriormente para a próxima semana foram cancelados. A Conab também decidiu os limites de participação de cada produtor nos leilões, que passa de 1 mil/t para 4,5 mil/t por semana. Para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos produtores do norte do Mato Grosso, a Companhia resolveu aumentar o valor médio dos prêmios em R$ 1,00 para a região, limitado ao máximo de R$ 6,00.

Os sojicultores pediram a flexibilização na documentação exigida e alguns ajustes operacionais para facilitar a participação nos leilões. O presidente da Conab, Jacinto Ferreira ressaltou, entretanto, a importância de manter o controle legal de todas as operações. "Pode haver novas regras, desde que se mantenham os mecanismos de controle e que os recursos públicos sejam salvaguardados", afirmou. Ficou acertado que será feito um calendário com todos os leilões da oleaginosa que serão realizados até o final do ano. Outra medida se refere à data de pagamento dos prêmios leiloados que poderá ser antecipada, caso haja disponibilidade dos recursos pelo Ministério da Fazenda. Nesse caso a Conab está estudando um deságio no valor do prêmio que ainda será definido.




Fonte: RMT Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286661/visualizar/