Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Julho de 2006 às 09:17

    Imprimir


O crescimento econômico dos Estados Unidos desacelerou abruptamente no segundo trimestre para menos da metade do ritmo registrado no início do ano, enquanto uma importante medida de inflação acelerou, mostrou o Departamento do Comércio nesta sexta-feira. O Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA registrou um crescimento anualizado de 2,5 por cento no segundo trimestre, abaixo dos 3 por cento estimado por economistas consultados pela Reuters. Nos três primeiros meses do ano, a economia dos EUA cresceu 5,6 por cento.

A desaceleração nos gastos do consumidor, principalmente no setor de bens duráveis como novos carros, foi a principal razão para a menor expansão.

Ao mesmo tempo, uma das medidas de inflação mais acompanhadas pelo Federal Reserve (Fed)— que avalia consumo pessoal excluindo alimentos e energia— subiu 2,9 por cento no segundo trimestre, acima da taxa de 2,1 por cento registrada nos primeiros três meses do ano. Autoridades do Departamento de Comércio disseram que este foi a maior taxa de expansão do núcleo do PCE desde o terceiro trimestre de 1994, quando ele subiu 3,2 por cento. Durante o segundo trimestre, os gastos do consumidor, que respondem por cerca de dois terços da atividade econômica dos EUA, cresceu a uma taxa anual de 2,5 por cento, bem abaixo do registrado no primeiro trimestre, quando estes gastos avançaram 4,8 por cento. O investimento empresarial desacelerou para um ganho de 2,7 por cento, ante avanço de 13,7 por cento no primeiro trimestre.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286818/visualizar/