Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 28 de Julho de 2006 às 08:38

    Imprimir


O presidente da xiita Aliança Unida Iraquiana (AUI), Abdel Aziz al-Hakim, a força política com maior representação parlamentar, insistiu hoje na "necessidade" de criar uma província para os xiitas no sul do Iraque.

Hakim acrescentou que esta região deve incluir nove das 18 províncias que formam o país.

O líder xiita fez estas declarações na cidade de Najaf, diante de centenas de seguidores que estavam presentes na homenagem pelo terceiro aniversário da morte de seu irmão, Muhamad Baqer, que liderava a Assembléia Suprema para a Revolução Islâmica no Iraque e seu braço militar.

A Assembléia, dirigida agora por Hakim, é considerada o maior partido político xiita do Iraque, com 130 deputados dos 275 que formam a Câmara e é parte integrante da AUI, a que pertence o primeiro-ministro Nouri al-Maliki.

"Trabalhamos com total seriedade na busca dos mecanismos e meios para tornar realidade a criação de uma província no centro-sul que seja formada por nove províncias", disse.

Além disso, Hakim insistiu em que a questão de um sul autônomo está garantida pela Constituição iraquiana.

No entanto, os sunitas, representados pela Frente do Consenso Iraquiano e a Frente Iraquiana para o Diálogo Nacional, assim como os xiitas laicos, liderados pelo ex-primeiro-ministro Iyad Allawi, se opõem à idéia de criar um Estado federal porque consideram que isto levaria à "partilha do Iraque".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/286836/visualizar/