Estudantes de História de Rondonópolis visitam Vila Bela
Todos os anos o professor Paulo Isaac leva os alunos para Vila Bela da Santíssima Trindade, às margens do rio Guaporé, a 562 Km de Cuiabá e a mais de 700 Km de Rondonópolis. Segundo ele, "o lugar é riquíssimo para a ampliação dos conhecimentos científicos dos futuros historiógrafos". Antropólogo, com título de doutor, Isaac diz que Vila Bela "foi a primeira capital do Mato Grosso, fundada com o objetivo de delimitar o território brasileiro com base no Tratado de Madri, no período colonial; é uma área de transição dos ecossistemas cerrado e amazônico; o rio Guaporé faz parte da Bacia Amazônica, diferente do rio Paraguai, embora os dois sejam próximos um do outro". Os alunos visitaram também Cáceres e o Porto do rio Paraguai.
"Vila Vela tem como característica uma população predominantemente afro-brasileira, cuja cultura expressa uma simbiose de rituais cristãos portugueses e aspectos africanos. Construída a partir de 1750, o lugar mantém traços da arquitetura colonial e ruínas de monumentos históricos como da Igreja Matriz do Carmo, Complexo de Santo Antonio (Igreja, praça e forte militar), Quartel General e Palácio do Governo, construídos na época do Império. Em 1906 o Mal. Cândido Mariano da Silva Rondon visitou Vila Bela e fez um registro iconográfico do local", descreve o professor.
Ele sublinha que "os estudantes de História precisam ver in loco os lugares onde a história se deu e se renova a cada dia".
Comentários