Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 27 de Julho de 2006 às 15:22

    Imprimir


Com a sensação de ter superado um grande desafio, 115 líderes comunitários de Cuiabá e Várzea Grande comemoraram ontem o recebimento dos certificados de conclusão do curso de Informática Básica com ênfase em Associativismo e Cooperativismo oferecido pelo Estado de Mato Grosso. Para a maioria dos alunos, a conquista representou a comprovação de que todos, independente da idade, podem se beneficiar com os recursos disponíveis pela informática.

Foi o caso da presidente da Associação das Mulheres Rurais do Recanto da Siriema, Ijsinyr Bastos de Matos, 54 anos. Ela afirma que, até então, nunca tinha tido contato com computadores. “Eu pensava que jamais iria conseguir manusear um computador. O curso foi o começo de um aprimoramento. O meu desafio agora é conseguir comprar um equipamento”, ressaltou.

A presidente do Jardim Presidente II, Jussara Nascimento de Jesus, 47 anos, também estava empolgada com a conquista. “O curso foi muito importante para o meu crescimento. No início eu achei que não ia conseguir avançar, mas o professor soube conduzir muito bem a turma”, reconheceu.

A exemplo dos líderes comunitários, os representantes dos órgãos envolvidos no projeto também demonstraram satisfação em relação aos resultados alcançados. O presidente do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ceprotec), Luiz Fernando Caldart, disse que no decorrer do curso recebeu dezenas de e-mails dos alunos agradecendo a oportunidade e solicitando a realização de novos cursos.

“Além de percebermos que os alunos passaram a ter o domínio sobre as ferramentas disponíveis pela informática, também constatamos uma consciência mais crítica entre eles sobre o papel que cada um desempenha na sociedade”, destacou.

Caldart fez questão de ressaltar que uma das preocupações do Ceprotec é formar cidadãos críticos e preparados para o mundo do trabalho. “Não queremos formar apenas operadores de máquinas, mas pessoas com condições de intervir diretamente na sociedade”.

O chefe da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira, ressaltou que o Estado já qualificou, por meio do projeto Participação Comunitária, cerca de 1.700 lideranças. Além do curso de informática, foram oferecidos cursos de elaboração de projeto e vários seminários.

“A conclusão deste curso confirma que a percepção da evolução tecnológica e do dinamismo está presente no nosso Estado. Demonstra ainda que o esforço de todos os comunitários valeu a pena”, afirmou.

Também estiveram presentes na cerimônia representante da Assembléia Legislativa e das secretarias de Estado de Educação (Seduc), Ciência e Tecnologia (Secitec) e Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) .

Os presidentes da União Coxipense das Associações de Moradores, Valmir Cardoso de Oliveira, e da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), Édio Martins de Souza, também integraram a mesa de honra da cerimônia.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287014/visualizar/