Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 27 de Julho de 2006 às 15:05

    Imprimir


A candidata ao governo do Estado do Rio de Janeiro Denise Frossard (PPS) anunciou na manhã desta quinta-feira, após reunião com assessores, alguma de propostas de governo para a Educação. Ela qualificou como "prioridade absoluta" o estabelecimento de uma nova escala salarial, que premie os profissionais do ensino. "Firmei compromisso com a autonomia financeira e administrativa da Uerj em contrapartida ao desempenho de seus indicadores de qualidade. O contrato de gestão é novidade que pretendo estender às outras unidades do estado", acrescentou.

Frossard se comprometeu ainda a dar um tratamento diferenciado ao campus da universidade do estado em Friburgo do que recebe hoje. "É necessário apoiar sua direção bem como o corpo docente e amplificar a interação entre este campus e a vida econômica e social do município", destacou. A candidata anunciou que criará neste campus um curso de graduação em Turismo e promoverá uma discussão com a comunidade sobre as formas de suporte que a universidade e a Fundação de Amparo à Pesquisa - Faperj pode dar à região.

"No caso de Petrópolis, que reivindica uma universidade pública, daremos início à conversações com o Governo Federal visando atender a este pleito que considero justo", emendou Denise.

A candidata comentou que implantará, progressivamente, o horário integral em todas as escolas e creches do Governo do Estado, implementará cursos de alfabetização no sistema prisional, criará um programa de concessão de bolsas para alunos que não podem pagar e selecionará um grupo de escolas que servirão de modelo para as demais unidades do estado. Ela afirmou que fará parcerias com as administrações municipais para melhorar a educação fluminense.

Quanto ao quadro de diretores e professores hoje existente, Denise disse que facilitará o acesso de professores por concurso público e escolherá diretores tatravés de sistema de provas e títulos. "Desenvolverei, pelo estado, cursos de especialização em gestão de escolas para diretores. Os cursos terão duração de seis meses. Os primeiros beneficiados serão os que já estão no comando das escolas", assegurou, acrescentando que, eleita, fará uma avaliação dos diretores atuais para decidir quem permanece.

"Criarei cursos profissionalizantes a partir de parcerias com estruturas comerciais e industriais. Além disso, quero implantar um sistema de treinamento e qualificação de professores", acrescentou.





Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287025/visualizar/