Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 25 de Julho de 2006 às 20:20

    Imprimir


O Irã condenou 10 pessoas à execução pública devido a uma série de bombardeios em uma província petrolífera no sudoeste, onde a minoria árabe iraniana está inquieta há mais de um ano, noticiou a televisão estatal na terça-feira. A execução pública é feita por meio de enforcamento. "A terceira seção da corte revolucionária em Ahvaz sentenciou 10 pessoas à execução pública. Elas estavam envolvidas em atos contra a segurança nacional e de promoção da guerra contra Deus", disse a televisão.

Ahvaz é a capital de Khuzestan, que produz a maior parte do petróleo bruto do país, que é o quarto maior produtor global da commodity. Árabes compõem a maioria da população na região e muitos reclamaram de discriminação por parte de Teerã.

Cinco pessoas foram mortas durante vários dias de protestos antigoverno em Khuzestan em abril do ano passado, e 21 morreram em outros ataques a bomba desde então. Pequenas refinarias de petróleo também foram atingidas, mas o fluxo de petróleo do Irã não foi prejudicado.

Autoridades culparam a violência contra grupos separatistas exilados do vizinho Iraque. A Grã-Bretanha, por sua vez, nega as acusações de Teerã de que esteja apoiando rebeldes árabes. Pouco mais da metade dos 69 milhões de habitantes do Irã são pérsios e o resto é formado por azeris, curdos, árabes, turcos, baluchis e lures.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287408/visualizar/