Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 25 de Julho de 2006 às 18:38
Por: Maria Barbant

    Imprimir


Jovens e adultos na faixa etária dos 14 aos 50 anos de idade, estão iniciando nesta semana uma série de cursos na área do artesanato. A implantação do programa do “Artesanato de Mato Grosso” foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)/Coordenadoria de Ações de Polícia Comunitária, Secretaria de Industria, Comércio, Mineração e Energia (Sicme) e Polícia Militar.

Serão oferecidos 14 cursos em 12 bairros da capital e Várzea Grande atendidos pelas Companhias de Polícia Comunitária. O programa vai beneficiar cerca de 350 pessoas. Na última segunda-feira (24.07), nas Companhias de Polícia Comunitária dos bairros Pedra 90, Moinho, Cristo Rei, Parque Cuiabá, Santa Izabel e Beira Rio tiveram início, respectivamente, os cursos de Entalhe em Madeira, Quiling, Tecelagem, Argila, Serigrafia e Papel Reciclado. Em média são oferecidas de 15 a 40 vagas por curso, que possuem cargas horárias variadas de 40 a 120 horas/aula.

Em alguns bairros, como por exemplo, na Pedra 90, o curso de Entalhe em Madeira está sendo realizado no Ateliê de Artesanato, localizado na Rua 15, em função dos equipamentos necessários para a realização do curso o mesmo acontecendo no bairro do Cristo Rei onde o curso de Tecelagem está sendo realizado no salão da Igreja.

“Nosso intuito é levar as pessoas para dentro das unidades de Polícia Comunitária fortalecendo ainda mais a parceria entre as comunidades e a Polícia Militar e contribuir para o aumento da renda familiar dessas pessoas”, salientou o coordenador de Ações de Polícia Comunitária, tenente coronel Wilson Batista.

Para a gestora do Programa na Sicme, e representante do Programa do Artesanato Brasileiro, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio em Mato Grosso, Elvira Maria Costa Leite, além de aproximar a comunidade da instituição policial o Programa pretende ser um gerador de emprego e renda no Estado. “Em 12 municípios onde ele está sendo implantado pretendemos beneficiar cerca de 600 pessoas”, explicou ela.

O Programa é uma das ações desenvolvidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que junto com o Governo do Estado está investindo R$ 70 mil reais para sua implementação em Mato Grosso.

Numa primeira etapa estão sendo destinados recursos na capacitação dos artesãos – com um trabalho de qualificação da mão de obra -, a fim de não só melhorar a qualidade do artesanato produzido no estado, mas também aumentar a produção objetivando atender a demanda interna e externa. “Esses produtos poderão ser levados para feiras em todo o Brasil como também serem exportados para outros países”, disse ela.

Segundo a gestora, a capacidade de mobilização das Companhias de Polícia Comunitária, num trabalho conjunto com os Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg’s), responsável pelo cadastramento das pessoas interessadas, deu uma nova dimensão ao programa e a idéia é de que ao final dos cursos sejam criados Núcleos de Produção Permanente de produtos artesanais nos bairros.

O Programa conta também com a parceria da Associação Mato-grossense de Produtos Caseiros, Artesanato e Reciclagem (Amar), que está disponibilizando artesãos-instrutores para ministrar os cursos.

Na próxima sexta-feira (28.07), às 9 horas, na Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, acontece a assinatura do termo de parceria do Programa do Artesanato de Mato Grosso.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Ações Comunitária da Sejusp, pelos telefones 3613 5538 ou 3613 5554.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287421/visualizar/