Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 08 de Fevereiro de 2013 às 19:26

    Imprimir


O governo de São Paulo pretende endurecer a fiscalização de motoristas para inibir o consumo de substâncias proibidas ao volante. Neste Carnaval, entra em vigor o projeto piloto do Programa Direção Segura, que prevê a realização de três blitze a cada noite até a próxima terça-feira. Em ação inédita no País, além do álcool, a operação fará testes para detectar o uso de drogas ilícitas nos condutores.

Antes feitas exclusivamente pela Polícia Militar (PM), as operações agora vão reunir oito secretarias estaduais. A partir da entrada em vigor da nova Lei Seca, que permite o uso de gravações e testemunhos para comprovar a embriaguez, a ação contará com câmeras para registrar imagens que possam comprovar o uso de álcool quando o motorista se negar a realizar os testes de bafômetro ou sangue.

Durante o lançamento do programa no Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) destacou a inclusão do combate ao uso de entorpecentes na ação. "A droga também coloca em risco a vida da pessoa e de terceiros. É mais um passo que estamos dando na segurança", afirmou.

 

Com uma amostra de saliva, o equipamento sinaliza, em poucos minutos, se há presença de maconha e cocaína no organismo do condutor. Quem for flagrado conduzindo sob efeito dessas substâncias será multado e poderá ser preso. "O teste antidroga será aplicado nos condutores que não apresentam consumo de álcool no etilômetro (bafômetro), mas que têm alguns sinais característicos que podem indicar o uso de substâncias psicoativas", explica o diretor-presidente do Detran-SP, Daniel Annenberg.

 

Entre a noite de quinta-feira e a madrugada de hoje, foram abordados 218 condutores em uma operação de teste dos novos equipamentos. Ao todo, 24 motoristas foram flagrados alcoolizados, que foram multados e tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida. Outros seis condutores foram presos por apresentarem mais de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que configura crime. Não houve necessidade de aplicação do teste antidroga, segundo o governo.

 

Após Carnaval, programa deve ser implantado em todo Estado
Após o projeto piloto, o Programa Direção Segura deverá ser ajustado para implantação gradativa em todo o Estado. Nas ações, além da presença de álcool e drogas no organismo, também será verificado se o condutor está com a documentação em dia, tanto dele quanto do veículo. Em caso de irregularidade, o motorista poderá ser multado, ter a CarCNH recolhida (se estiver vencida, por exemplo) ou o veículo retido (se estiver sem o licenciamento). Devem ser investidos cerca de R$ 40 milhões no programa, para a aquisição de veículos, equipamentos e a operação das fiscalizações em todo o Estado.
 

 

 Foto: Arte Terra Foto: Arte Terra




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/28749/visualizar/