Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 25 de Julho de 2006 às 07:51

    Imprimir


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) revelou que quanto mais uma pessoa dorme, mais possibilidades ela tem de perder peso. Os resultados da pesquisa publicada hoje na revista Obesity Reviews mostraram que substituir uma hora de inatividade, como a de ver televisão, por uma hora de dono pode diminuir o consumo de calorias diárias, segundo Michael Sivak, chefe da Divisão de Fatores Humanos do Instituto de Pesquisa do Transporte da Universidade de Michigan.

"O consumo de calorias em uma sociedade com comidas preparadas geralmente é proporcional ao número de horas que se está acordado", indicou o cientista em seu relatório sobre o estudo. "Substituindo uma hora em que se está acordado por uma hora de sono, nos privamos de um considerável consumo de comidas, pois há uma redução da chance de comer", acrescentou.

Sivak sustenta que uma pessoa que dorme 7 horas por dia e consome 2.500 calorias durante as 17 horas restantes pode reduzir 147 calorias dormindo uma hora mais em vez de ver televisão, por exemplo. O pesquisador calculou que tal diminuição do consumo de calorias resultaria na perda de seis quilos depois de um ano.

"Pesquisas recentes sugeriram que os níveis do hormônio leptina e grelina servem de intermediários na relação entre a falta de sono e o aumento de peso. No entanto, isto pode ser apenas uma parte da história", diz Sivak. "Uma grande proporção da população sofre, ao mesmo tempo, de sobrepeso e falta de sono, e, por isso, substituir atividades sedentárias por sono pode ser uma solução", acrescentou.

A obesidade e o peso excessivo se transformaram em uma epidemia nos Estados Unidos, onde as autoridades calculam que o problema afeta quase dois terços da população. Tanto a obesidade como o sobrepeso são problemas médicos graves, pois costumam causar doenças cardíacas, diabetes e até câncer.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287586/visualizar/